Favaro dá recado a Mauro Mendes em inauguração de obra social em Livramento
Na inauguração da Estação de Piscicultura e da Horta Tecnológica em Nossa Senhora do Livramento, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, fez um discurso que soou como uma direta ao governador Mauro Mendes. “Ao invés de pensar em parque megalomaníaco, em super roda-gigante, eu prefiro inclusão social. Pensar para todos, fazer um Mato Grosso onde todos podem prosperar”, disse o ministro, destacando que a prioridade deve ser gerar oportunidades para pequenos produtores, agricultura familiar e desenvolvimento tecnológico sustentável .
O recado foi interpretado como uma resposta clara ao projeto do governador, que insiste em erguer o polêmico Parque Novo Mato Grosso — apelidado de “parque dos bilionários”. A obra, orçada em centenas de milhões, inclui uma roda-gigante e estruturas voltadas ao lazer de uma minoria, enquanto milhares de mato-grossenses ainda vivem sem acesso a serviços básicos. Para Fávaro, a verdadeira transformação está em iniciativas como a piscicultura, a horticultura e a fruticultura, que podem gerar renda, empregos e alimentos de qualidade .
Na prática, o ministro esbofeteou politicamente o governador ao contrapor “inclusão social” a “diversão para bilionários”. Enquanto Mendes direciona dinheiro público para um parque de luxo, Fávaro aposta em tecnologia, pesquisa e fortalecimento da agricultura familiar. A mensagem foi nítida: enquanto uns pensam em roda-gigante, outros trabalham para que o peixe e a produção do pequeno agricultor cheguem à mesa do povo .