O tradicional desfile da Independência na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, incluiu temas como a soberania nacional e a preservação do meio ambiente na programação deste domingo (7).
Milhares de pessoas acompanharam a parada militar no Distrito Federal, aberta com a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em carro aberto por volta das 9h10.
O governo do Distrito Federal divulgou que esperava receber 50 mil pessoas na área central para o desfile. O número de presentes não foi divulgado.
Pontos de revista pessoal foram montados ao longo de toda a Esplanada dos Ministérios.
Desta vez, protestos e manifestações ? incluindo o tradicional Grito dos Excluídos, que seguia pela Esplanada após o desfile oficial ? foram destinados a áreas específicas, a alguns quilômetros de distância da parada militar.
Itens como mastros, faixas com mensagens ofensivas e capacetes foram proibidos na área do evento.
Neste ano, a programação foi dividida em três “eixos temáticos” ? uma inovação em relação a anos anteriores:
- Eixo 1: Brasil dos Brasileiros
- Eixo 2: COP 30
- Eixo 3: Brasil do Futuro
O cronograma desenhado pelo governo federal reuniu atrações clássicas do desfile (como a pirâmide humana sobre uma moto e o show acrobático da Esquadrilha da Fumaça) e inovações, como um bandeirão de 140 metros quadrados e estudantes formando a palavra “soberania” com letras nas camisetas.
Por tradição, não há discurso de autoridades no evento.
LEIA TAMBÉM:
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Fonte G1 Brasília