REDES SOCIAIS

24°C

Após denúncia de Barranco, Mendes chama deputado de “mentiroso”

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

Após ser acusado pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), de explorar minério de maneira ilegal no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), se defendeu nesta quarta-feira (1). Inconformado com as acusações, o chefe do Executivo chegou a chamar o petista de ‘mentiroso’ à imprensa.

“O deputado Barranco mentiu, lamentável um deputado fazer isso, se a Veja não mentiu, o deputado mentiu, aquilo é uma mentira”, disse o governador ao ser questionado sobre seu desejo estadualizar o Parque.

Isso porque, Barranco encaminhou à ministra do Meio Ambiente Marina Silva e ao Ibama, uma denúncia de suposta prática de garimpo ilegal em Chapada. A atividade em questão estaria sendo promovida pela Mineração Casa de Pedra, localizada na estrada velha da Chapada.

Ao falar sobre a empresa responsável, Mendes explicou que está entre os sócios há cerca de 10 anos e justificou que desde sempre, eles atuam conforme determina a lei federal.

“A empresa que nós temos em Chapada é uma atividade mineral que existe há 30 anos no local, nós estamos com ela há 10 anos e está 3KM depois da área de amortecimento, então, não tem nenhum problema, é lamentável que um deputado faça uma mentira descarada e irresponsável como ele fez. Quem fala isso não entende nada sobre o que determina a lei federal, quem fala isso, fala bobagem, fala pelos cotovelos”, afirmou.

Além disso, o governador aproveitou para reiterar que o desejo de estadualizar o Parque diz respeito ao seu projeto de investimento no turismo mato-grossense e, descartou possibilidade ‘obscura’ por trás do pedido.

“Nós temos o parque estadual Cristalino, que está há mais de 1.000km de Cuiabá, o que faz mais sentido, eu investir em um parque que está longe, com pouco acesso de pessoas, longe dos aeroportos, dos centros urbanos ou investir em um parque que está do nosso lado [Chapada dos Guimarães], tendo em vista todos os investimentos que nós temos feito aqui em Mato Grosso? As pessoas falam muita bobagem, eu quero fazer um investimento no turismo e já estamos fazendo isso. […] Não pedi a estadualização, eu pedi uma concessão para o Estado cuidar do parque”, assegurou.

Unidade de Conservação

Situada na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, protege as cabeceiras do rio Cuiabá, um dos principais formadores do Pantanal. A Unidade de Conservação (UC) em questão, ainda ajuda a proteger uma importante área remanescente de Cerrado, entre o Pantanal e a Amazônia.

Caso a medida seja acatada pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), essa será a primeira vez que um parque federal seria transformado em estadual no País, aponta Rede Pró-Unidades de Conservação. Alteração pode diminuir poder de acionar mecanismos de proteção.

Com ‘O Eco’

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS