REDES SOCIAIS

28°C

Deputados aprovam novo plano de custeio da previdência social em MT

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, por unanimidade, o Proleto de Lei 910/2023 que altera o Anexo I, da Lei nº 11.643, de 22 de dezembro de 2021, que dispõe sobre o Plano de Custeio do Déficit Atuarial do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Mato Grosso.

Na propositura o Governo cita que Projeto de Lei equaciona o atual déficit atuarial da Previdência pública, gerado em razão dos sucessivos regimes previdenciários adotados pela ordem constitucional brasileira. “No ano de 2021 diagnosticou-se o déficit atuarial do regime próprio de previdência social dos servidores públicos do Estado de Mato Grosso. Assim, foi aprovada a lei ordinária 11.643, de 22 de dezembro de 2021, que aprovou o plano de custeio no Estado de Mato Grosso”.

Porém, em virtude de alterações na política de benefícios previdenciários, o valor do déficit atuarial foi majorado. Contribuíram para o aumento de quase R$ 700 milhões do déficit atuarial as isenções concedidas na Lei Complementar nº 700, de 09 de agosto de 2021.   Portanto, para manter a sustentabilidade financeira e atuarial é necessário aprovação desta proposta de adequação.   

O governo argumenta que para manter a sustentabilidade financeira e atuarial é necessário a aprovação da proposta pelos parlamentares. E faz questão de destacar ainda que após estudos técnicos e atuariais, a adequação sugerida no PLC foi deliberada e aprovada pelo conselho de previdência na vigésima reunião ordinária realizada em março deste ano.

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS