Com o avanço das tecnologias de inovação, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) propôs o Projeto de Lei n.º 119/2023 para a inclusão do tema “Robótica” como conteúdo transversal na grade curricular das escolas públicas e privadas de Mato Grosso.
A metodologia permite a integração de conceitos das diferentes disciplinas, desperta o interesse de alunos para o campo científico, estimula a criatividade, desenvolve o raciocínio lógico, o planejamento e a organização de projetos.
“Sou um defensor da aplicação do tema ciência, tecnologia e inovação nas escolas públicas para contribuir no desenvolvimento de capacidades e habilidades. Além disto, preparar os estudantes para atuar profissionalmente no ambiente em que vivem. O Governo de Mato Grosso por meio do Programa Alfabetiza MT já contempla algumas escolas que tiveram projetos de robótica selecionados. Mas, a intenção do nosso projeto de lei é ampliar e contemplar todas as instituições das redes de ensino público e privada para que os alunos possam inovar e atualizar os seus conhecimentos. Sem contar que é uma atividade lúdica, desafiadora e que contribuiu no desenvolvimento intelectual dos aprendizes”, explica o deputado.
O Projeto de Lei do parlamentar que está em tramitação na Assembleia Legislativa, sugere que o conteúdo programático de informação e orientação sobre o tema “Robótica” seja elaborado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e aplicado por meio de palestras, atividades interdisciplinares, leitura e interpretação de textos com informações relacionados ao assunto para os alunos das instituições de ensino.
Fonte: Isso É Notícia