O Pros oficializou em uma cerimônia em Brasília, nesta quarta-feira (18), a pré-candidatura à Presidência da República do coach e influenciador digital Pablo Marçal.
Marçal ficou conhecido após levar um grupo de mais de 30 pessoas ao Pico do Marins, na Serra da Mantiqueira ? parte do grupo teve de ser resgatada pelos bombeiros em janeiro.
Ao longo de maio, o partido já havia anunciado, em outros dois eventos públicos na capital paulista, a intenção de contar com o influenciador como candidato a presidente.
O coach afirma que decidiu se lançar candidato a presidente em razão da polarização criada entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Em um vídeo produzido pela equipe de campanha, o influenciador afirma que Lula e Bolsonaro estão ?cansados, com a mesma mentalidade?.
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
Primeira vez
Se a candidatura de Marçal for confirmada pelo partido junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será a primeira vez que o Pros terá candidato próprio à Presidência. Fundado em 2010, o partido esteve ao lado do PT nas campanhas de Dilma Rousseff e Fernando Haddad.
O calendário do TSE prevê que os partidos devem confirmar as pré-candidaturas em convenções entre 20 de julho a 5 de agosto. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto.
O partido afirma que a candidatura do influenciador é uma chance de demonstrar que a sigla tem ?voz ativa e luz própria?.
Apesar disso, o lançamento da pré-candidatura ocorre em meio às disputas pelo comando da sigla.
Desde 2020, um grupo representado pelo atual presidente do partido, Marcus Holanda, pleiteava a ratificação do resultado de uma convenção do partido que elegeu Holanda para o comando da sigla. A decisão é contestada pelo atual ex-presidente do partido Eurípedes Júnior, acusado de desvio de recursos do PROS.
Eurípedes foi destituído em março por decisão da Justiça do Distrito Federal. Desde então, ele tenta, por meio de recursos, voltar ao comando da sigla.
Quem é Pablo Marçal
Pablo Marçal nasceu em Goiânia e tem 35 anos. Ele se descreve como ?cristão, filantropo, empreendedor imobiliário e digital, mentor, estrategista de negócios, especialista em branding, e jurista por formação?. O influenciador é pai de quatro filhos.
Em suas redes sociais, Marçal acumula quase 4 milhões de seguidores. Em janeiro deste ano, por exemplo, ele causou polêmica por levar cerca de 30 alunos a uma expedição no pico dos Marins, no interior de São Paulo, sem considerar os perigos naturais de um dia de fortes ventos e chuvas.
Fonte G1 Brasília