REDES SOCIAIS

You have exceeded the maximum rate limitation allowed on your subscription plan. Please refer to the "Rate Limits" section of the API Documentation for details.

°C

Ex-executivo da Americanas pede ao STF para não ser obrigado a comparecer à CPI na Câmara

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A defesa de Miguel Gutierrez, ex-executivo da Americanas, acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a convocação para prestar depoimento à CPI das Americanas, da Câmara dos Deputados.

Os advogados de Gutierrez querem que ele não seja obrigado a comparecer à audiência, marcada para o dia 1º de agosto.

A defesa solicita ainda que, se o Supremo entender que a ida é obrigatória, que ele tenha assegurado o direito ao silêncio diante de perguntas que possam incriminá-lo.

No pedido, os advogados afirmam que, apesar de o executivo ser alvo de investigação da Polícia Federal, foi chamado à CPI na condição de testemunha.

“Assim, mesmo que sua convocação tenha sido nominada na qualidade de testemunha, a verdade é que, em razão da anunciada finalidade de esclarecer fatos em razão dos quais já responde a duas investigações, sua condição é materialmente de investigado ? o que, ipso facto, já lhe assegura o direito de manter-se em silêncio perante a Comissão Parlamentar de Inquérito ?, razão pela qual o paciente possui o direito de não ser obrigado a ali comparecer para interrogatório”, afirmam.

O pedido ainda não tem relator. Mas, como a Corte está em recesso, deve passar por uma análise inicial da presidente Rosa Weber. Isso ocorre porque, neste período, cabe ao comando do Supremo analisar questões urgentes.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS