O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, anunciou nesta quarta-feira (26) Marcio Pochmann como o novo presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo apurou a comentarista Natuza Nery, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, não foi avisada sobre o anúncio.
?Só piora a situação. Ainda que o presidente tenha determinado que tivesse que ser Márcio Pochmann, precisa de elegância nesse processo?, avalia.
Segundo Natuza, mesmo que Tebet discorde da decisão, ela deveria ter sido avisada com antecedência e feito o anúncio: ?Ela pode discordar, protestar, pode tomar a decisão que ela quiser, mas que ela fizesse esse anúncio?.
Não havia resistência por parte de Tebet, mas estava definido que a ministra ?concluísse? algumas etapas da atuação gestão do IBGE, apurou a comentarista.
O diretor de pesquisa Cimar Azeredo está temporariamente à frente da presidência do órgão. A data da posse ainda não foi definida.
Quem é Pochmann? ?
Pochmann foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre 2007 e 2012 e participou da transição do governo após a eleição de Lula.
Presidiu a Fundação Perseu Abramo, foi candidato do PT à Prefeitura de Campinas em 2012 e 2016 e também dirigiu a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade durante governo de Marta Suplicy (PT), em São Paulo.
Fonte G1 Brasília