REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

‘Para nós, todo dia é dia de risco’, diz presidente da associação de delegados da PF após morte de agente na Bahia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente da Associação de Delegados da Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, falou ao blog sobre a morte do policial federal Lucas Monteiro Caribe. Ele mais quatro homens morreram em um confronto durante uma operação na manhã desta sexta-feira (15), em Salvador (BA).

“É muito triste recebermos a notícia que perdemos mais um policial quando atuava na luta contra o crime organizado. Os policiais federais sabem que correm riscos diários e que são inerentes à sua profissão”, disse Leiro.

“A nossa missão é combater a criminalidade organizada, lutar contra a corrupção, enfrentar a violência, muitas vezes com o sacrifício da própria vida. E esse risco pode estar presente até mesmo na entrega de uma simples intimação ou em operações contra facções criminosas. Para nós, todo dia é dia de risco”, continuou.

A associação também cobrou punições aos envolvidos e lamentou o ocorrido. Em nota, a ADPF afirmou que recebeu a notícia com tristeza, repudiou os ataques e cobrou respostas rápidas (veja íntegra ao fim da reportagem).

Morte em operação

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Desde agosto, a Polícia Federal participa de operações na Bahia como parte de um acordo de cooperação entre o governo estadual e federal para reprimir a criminalidade no estado.

O confronto desta sexta ocorreu no bairro de Valéria, que fica em um ponto considerado estratégico para o tráfico de drogas e é palco de constantes confrontos entre facções criminosas de atuação local e nacional.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), um grupo criminoso está escondido em uma região de mata fechada, nessa região periférica da capital baiana.

O policial federal Lucas Monteiro Caribe chegou a ser socorrido ao Hospital Geraldo Estado (HGE), e Salvador, mas chegou à unidade sem vida. Além dele, outros dois agentes – um da Polícia Civil e outro federal – também ficaram feridos. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

De acordo com a SSP-BA, os quatro homens que morreram são suspeitos de fazer parte do grupo criminoso que trocou tiros com os policiais. Dois morreram no momento do tiroteio, e os outros, horas depois, em uma região de matagal, entre os bairros de Valéria e Rio Sena, durante a fuga.

Veja a íntegra da nota:

“A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) recebe com imensa tristeza a notícia do falecimento do agente de Polícia Federal, Lucas Monteiro Caribe, ferido na madrugada desta sexta-feira, 15, em uma operação no combate ao crime organizado em Salvador/BA. As equipes da Polícia Federal, Civil e Militar realizavam a operação quando foram surpreendidas por mais de 40 homens armados, em uma operação de combate ao tráfico de drogas. Outros dois policiais também foram feridos, um agente da Polícia Federal, atingido no rosto e um investigador da Polícia Civil, ambos não correm risco de vida.

A ADPF repudia veementemente os ataques sofridos pelos policiais. Acompanharemos o andamento das investigações e cobraremos das autoridades competentes uma célere e rigorosa punição dos criminosos.

Manifestamos aos familiares, parentes e amigos de Lucas Monteiro Caribe as mais sinceras condolências, assim como a todos os colegas da Polícia Federal.

Brasília, 15 de setembro de 2023″

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS