O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, afirmou neste domingo (15) que há um “jogo do empurra” nas negociações entre Egito e Israel para a abertura da fronteira egípcia com Gaza ? única rota de saída viável do território palestino.
Segundo o principal conselheiro diplomático do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), há discussão entre os países sobre as condicionantes para destravar e permitir a saída de estrangeiros em Rafah, no Egito.
“A situação é sempre complexa nesses casos e, nesse caso especialmente, porque há muitos interesses em jogo, há um certo jogo do empurra, também, de saber do por que não está saindo”, afirmou à GloboNews.
Gaza tem sido alvo de bombardeios de Israel desde a semana passada, em uma reação ao ataque terrorista do Hamas. Até a última atualização, 4.070 pessoas morreram ? 2.670 em Gaza e 1,4 mil em Israel. Entre as vítimas estão três brasileiros.
Brasileiros e cidadãos dos Estados Unidos, União Europeia, entre outros países, aguardam para sair da Faixa de Gaza por meio da fronteira com o Egito, que, atualmente, é a única rota viável.
Fonte G1 Brasília
 
								 
								 
															