O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou em uma rede social na noite deste domingo (7) uma mensagem escrita e um vídeo em que lembrou dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, quando foram invadidas e depredadas as sedes dos Três Poderes.
Em um dos trechos da mensagem escrita, Lula diz que “os Três Poderes se sobressaíram e a democracia venceu”, mas o presidente salientou que o episódio, que completa um ano nesta segunda-feira (8), “não deve ser esquecido”.
“Jamais deveremos esquecer o dia 8 de janeiro de 2023. O dia que alguns irresponsáveis tentaram um golpe nesse país. Mas os Três Poderes se sobressaíram e a democracia venceu”, escreveu Lula.
E, amanhã [segunda], quando completa um ano desse triste episódio, vamos gritar em alto e bom som: liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós. E viva a democracia!”, completou o presidente.
O texto escrito no “X” (antigo Twitter) é diferente da mensagem gravada por Lula no vídeo. Nesse último, Lula diz que as ações tomadas após o ataque afastam a ideia do golpe de Estado.
“Eu acho que nós poderemos, com o que aconteceu no dia 8 de janeiro, e com a resposta que nós demos, e com a resposta que vamos dar dia 8, nós poderemos estar construindo a possibilidade desse país viver todo Século XXI sem ter golpe de Estado. Nós não somos diferentes, nós somos brasileiros, cada um exercendo a sua função, mas cada um tem o compromisso que está na Constituição, definido o seu papel”, afirmou o presidente no vídeo.
“Para não permitir que o povo brasileiro esqueça dia 8 de janeiro de 2023, um grupo de pessoas irresponsáveis resolveu dar um golpe nesse país. E que o 8 de janeiro significa que daqui para a frente a sociedade não esqueça disso, para ela poder garantir a democracia e é esse 8 de janeiro que precisa ficar para a sociedade brasileira. Que a gente possa gritar em alto e bom som todo dia: liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós. E que viva a democracia”, prosseguiu Lula.
Fonte G1 Brasília