REDES SOCIAIS

36°C

Sucessão na Câmara: próximo de Lira, Elmar Nascimento deve assumir liderança de maior bloco da Casa em agosto

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Nome mais próximo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na disputa para a sucessão ao cargo, o deputado Elmar Nascimento (União-BA) deve assumir em agosto a liderança do chamado “blocão do Lira”, o maior da Casa.

A informação foi confirmada por aliados de Elmar e por parlamentares que fazem parte do bloco.

Formado por oito partidos ? União Brasil, Progressistas, a federação PSDB-Cidadania, PDT, Avante, Solidariedade e PRD ? o bloco reúne 161 deputados.

Aliados do deputado dizem que o cargo funciona como mais um gesto de que seu nome está crescendo na disputa e é lido como um sinal de que as siglas que integram o grupo devem apoiá-lo.

Até agora, o deputado conseguiu “furar a bolha” do próprio partido e ganhou a sinalização de apoio de duas siglas da base governista: o PDT (que também faz parte do bloco) e o PSB.

Neste último, a orientação veio após o União decidir apoiar dois nomes do PSB nas eleições municipais: o de Duarte Jr., pré-candidato à prefeitura de São Luiz (MA), e o de João Campos, que tenta a reeleição em Recife.

O rodízio da liderança do bloco é feito a cada dois meses. Alguns deputados lembram que, de agosto a setembro, a Câmara deve funcionar pouco e, neste período, a liderança do bloco não deve interferir na eleição para a presidência.

Mas há quem diga que Elmar pode se manter como líder até o início de fevereiro, quando haverá a eleição para a Mesa Diretora. O período de liderança ainda não foi definido, segundo parlamentares do bloco.

Resistências

O nome de Elmar ainda sofre resistências dentro da bancada da Bahia e dentro do próprio União Brasil ? partido que, nos bastidores, ganhou o apelido de “Desunião Brasil” pelas divergências internas.

Alguns governistas também resistem ao nome de Elmar, já que o União Brasil é visto como um partido independente e não necessariamente fiel ao governo.

Entre os candidatos, Elmar é visto como o nome de perfil mais parecido com o do atual presidente da Câmara. Em entrevista à GloboNews nesta sexta-feira (19), Lira disse que vai oficializar o nome de quem apoiará na sucessão em agosto (veja abaixo a íntegra da entrevista).

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Outros candidatos

O segundo maior bloco da Casa, que tem 147 deputados, reúne dois partidos que também devem lançar nomes na disputa: o Republicanos, que deve lançar o deputado Marcos Pereira (SP), e o PSD, que deve lançar Antônio Brito (BA). Brito, aliás, é o atual líder do bloco.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS