O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, apontou o executivo de combustíveis fósseis Chris Wright como o secretário de energia em seu próximo governo.
?Chris tem sido um tecnólogo e empreendedor líder em energia. Ele trabalhou [com as energias] nuclear, solar, geotérmicas, petróleo e gás. Mais significativamente, Chris foi um dos pioneiros que ajudaram a lançar a Revolução do Xisto Americano que impulsionou a Independência Energética Americana e transformou os mercados globais de energia e a geopolítica?, escreveu Trump em uma declaração divulgada neste sábado (16).
Wright é CEO da Liberty Energy e foi doador da campanha de Trump. Ele é um firme defensor dos combustíveis fósseis e afirma que são necessários para tirar o mundo da pobreza.
O empreendedor também tem se posicionado notoriamente contra esforços para combater as mudanças climáticas. Ele tem o apoio de influentes conservadores, como o magnata Harold Hamm.
“Não há crise climática e também não estamos no meio de uma transição energética”, disse Wright em um vídeo postado em seu perfil do LinkedIn em 2023.
Hamm ajudou a organizar um evento em um resort de Trump em abril. Nesse evento, Trump supostamente teria pedido doações de US$ 1 bilhão para líderes da indústria e lobistas, sob a possível promessa de cortar regulamentações ambientais caso fosse eleito.
Fonte G1 Brasília