Artilheiro das categorias de base do Cuiabá, o atacante Kauan Cristtyan estreou profissionalmente pelo clube na derrota para o Vasco, no domingo, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O jovem de 18 anos entrou aos 38 minutos do segundo tempo e permaneceu em campo por pouco mais de dez minutos.
Kauan, que carregou o número 49 às costas, celebrou o debute pelo time principal do Dourado na Série A e disse que o momento foi a realização de um sonho.
– A sensação de estrear profissionalmente pelo Cuiabá na elite do futebol brasileiro foi inexplicável. Passa um filme na cabeça, do tanto que a família chorou, os amigos, minha namorada, que sempre estão comigo. Só tenho a agradecer a Deus. É um sonho de moleque sendo realizado.
O atacante vai integrar o elenco auriverde na disputa da Copinha 2025 – o Cuiabá inicia a caminhada em 4 de janeiro, contra a Ponte Preta, em grupo que conta também com Santa Fé-SP e IAPE-MA. Ao retornar, ele deve compor o plantel durante o Campeonato Mato-grossense.
O jogador descreveu a expectativa para a próxima temporada, que também contará com Série B, Copa Verde e Copa do Brasil, e espera por novas oportunidades.
– A expectativa está alta. Primeiramente estou concentrado na Copinha, é o primeiro desafio do ano. É a vitrine para as categorias de base, onde as oportunidades surgem. Ajudando meu time, consequentemente as oportunidades surgem. Vai acontecer naturalmente.
Kauan Cristtyan atua como atacante pelas pontas e marcou dez gols pelo Dourado entre sub-20 e sub-23, tornando-se o goleador máximo da base no ano. Cria do Santos, passou pelo EC São Bernardo antes de chegar ao clube mato-grossense.
Ao detalhar suas características em campo, o garoto esbanjou confiança. Além disso, ele apontou sua principal referência no futebol: Neymar Jr.
– Me descreveria um jogador bastante inteligente, com boa força e boa velocidade. Muito forte nas arrancadas e também com técnica. É um equilíbrio de técnica com força e inteligência. Gosto muito de fazer gol, tenho essa conexão com o gol. Minha referência no futebol é o Neymar, quando passei a entender de futebol, quando vi ele jogando na Vila Belmiro, que é perto de onde moro, foi apaixonante. O Neymar é o verdadeiro significado do futebol brasileiro, faz com alegria, com amor. Os dribles, os gols… é algo espetacular. É o meu ídolo máximo.
Fonte GE Esportes