O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), eleito com 56,36% dos votos válidos em outubro de 2024, estabeleceu uma série de promessas para o mandato, iniciado em 1º de janeiro de 2025. Os compromissos estão em seu plano de governo, enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e também foram prometidos em entrevistas, materiais e debates na campanha eleitoral.
O Promessas dos Políticos, projeto desenvolvido pelo g1, selecionou 17 compromissos que serão monitorados durante os próximos quatro anos.
Entre as promessas está criar 3 mil vagas em creches, implantar piscinões em 50 pontos críticos de alagamentos em Belém, disponibilizar Wi-Fi em todas as praças da capital e implantar pagamento da passagem de ônibus com pix, débito e crédito.
- PÁGINA ESPECIAL: Veja as promessas de Igor para o mandato
O prefeito eleito prometeu também não aumentar a passagem do ônibus e fazer a licitação do transporte. Ainda na área de mobilidade, prometeu interligar modais de transporte e criar 100 quilômetros de ciclovias.
Já para educação, além de vagas no ensino infantil, Igor se comprometeu a criar 3 mil vagas no cursinho pré-vestibular municipal, construir 13 novas escolas e implantar oito escolas em tempo integral.
Os 17 compromissos de Igor Normando para sua primeira gestão em Belém foram em oito áreas:
- Economia – 1 promessa
- Educação e Cultura – 5 promessas
- Infraestrutura – 2 promessas
- Meio ambiente – 1 promessa
- Mobilidade Urbana – 5 promessas
- Saúde – 2 promessas
- Segurança Pública – 1 promessa
Na página especial é possível verificar em detalhes a justificativa e onde foi feita cada uma das 17 promessas – veja aqui.
Levantamento exclusivo
O levantamento exclusivo do g1 acompanha, desde a posse, o que foi prometido pelo prefeito no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevistas, materiais de campanha e debates com a participação de Igor Normando. [Clique aqui e veja o levantamento]
O g1 reuniu tudo o que foi prometido e separou o que pode ser claramente cobrado e medido. (Veja os critérios). Depois, acompanha de perto o andamento das promessas e publica levantamento com 1 ano de mandato, outro com 3,5 anos e um balanço do fim da gestão.
Na página especial é possível verificar as promessas e conferir o status de cada uma delas em cada etapa, além da explicação sobre cada promessa, com base nas respostas da gestão e no que foi apurado pela equipe de reportagem.
LEIA TAMBÉM:
MAIS VÍDEOS com notícias sobre o Pará:
Fonte G1 Brasília