Um passageiro a bordo do voo da Delta Airlines que ficou de ponta-cabeça após o pouso em Toronto, no Canadá, gravou um vídeo mostrando a sua saída da aeronave e a de outros ocupantes.
“Estar vivo é uma ótima sensação hoje”, escreveu o homem identificado como Pete Koukov em seu perfil no Instagram.
Ele fez o registro apesar da reprovação da comissária de bordo que auxiliava na saída dos passageiros: “Não faça vídeos. Abaixe esse telefone”, ela diz, pouco antes de o autor das imagens saltar em direção à pista.
Nas imagens externas, é possível ver outros passageiros em volta do que sobrou da aeronave, que perdeu as duas asas e os estabilizadores de cauda. Equipes de bombeiros já trabalhavam ao redor, jogando líquido antichamas sobre a carcaça.
O incidente
Um avião da Delta se acidentou ao pousar no aeroporto de Toronto, no Canadá, nesta segunda-feira (17). Duas pessoas ficaram gravemente feridas. Uma criança foi retirada de helicóptero do local.
A aeronave, um Mitsubishi CRJ-900LR, capotou por volta das 14h15 no horário local (16h15 em Brasília). O voo DL4819 vinha de Minneapolis, nos Estados Unidos. A aeronave era operada pela Endeavor Air, subsidiária da Delta.
Ainda não estão claras as circunstâncias do acidente, segundo a polícia local.
Havia 80 pessoas a bordo, dos quais 76 passageiros e quatro tripulantes ?todos foram evacuados. Há 18 feridos, sendo dois em estado grave. Segundo a a ministra dos Transportes, Anita Anand, três pessoas ? uma criança, um homem de cerca de 60 anos e uma mulher na mesma faixa de idade ? foram levados de helicóptero para hospitais da região.
Segundo a Delta, relatos iniciais indicam que não houve vítimas fatais (leia nota mais abaixo). A empresa disse que o foco é prestar assistência aos passageiros e tripulantes.
O primeiro-ministro da província de Ontario, Doug Ford, se manifestou em sua conta na rede social X: “Estou aliviado por não haver mortos após o incidente em Toronto Pearson. Autoridades da província estão em contato com o aeroporto e as autoridades locais e fornecerão qualquer ajuda necessária”.
O aeroporto de Toronto Pearson, o maior do Canadá, informou que equipes de emergência atuam no local. As operações no aeroporto chegaram a ser interrompidas, mas foram retomadas. A Air Canada, principal companhia aérea que opera no local, pediu para que os passageiros com voos de e para Pearson verifiquem a situação do mesmo antes de sair de casa.
Em uma imagem, a aeronave aparece capotada na pista, com as asas quebradas.
Havia neve no momento do pouso. Segundo o Serviço Meteorológico do Canadá, o aeroporto enfrentava de vento de até 65 km/h. A temperatura era de aproximadamente -8,6°C.
O Conselho de Segurança de Transporte do Canadá afirmou que está enviando uma equipe para investigar o incidente.
Tim Walz, governador de Minnesota, nos EUA, de onde o voo partiu, agradeceu as equipes deresgate e disse que está em contato com a companhia aérea.
Veja nota da Delta
“O voo 4819 da Delta Connection, operado pela Endeavor Air com uma aeronave CRJ900, sofreu um acidente envolvendo apenas a própria aeronave no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto (YYZ) por volta das 15h30 (horário do leste dos EUA) nesta segunda-feira. O voo partiu do Aeroporto Internacional de Minneapolis-St. Paul (MSP).
Relatos iniciais indicam que não houve vítimas fatais. Vários passageiros com ferimentos foram levados a hospitais da região. Nosso foco principal é prestar assistência aos afetados.
A bordo do voo estavam 80 pessoas no total ? 76 passageiros e quatro tripulantes.
O aeroporto YYZ [Toronto Pearson] foi fechado pouco depois do incidente. A Delta está em contato com clientes que viajariam de, para ou por YYZ e recomenda que monitorem o status de seus voos pelo aplicativo Fly Delta.
A Endeavor Air é uma subsidiária integral da Delta Air Lines, com sede em Minneapolis.”
Fonte G1 Brasília