REDES SOCIAIS

26°C

Defensoria Pública de SP pede que prefeitura não utilize reconhecimento facial do Smart Sampa em blocos de carnaval

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A Defensoria Pública do Estado de SP emitiu um ofício, pedindo que a Prefeitura de São Paulo não utilize a tecnologia de reconhecimento facial do Smart Sampa em blocos de carnaval da cidade.

No ofício encaminhado ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) e ao secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, foi assinado por três defensoras públicas na sexta-feira (21). Nele a Defensoria pede que “não sejam utilizadas tecnologias de reconhecimento facial e outros sistemas biométricos para identificar indivíduos que participam pacificamente de um bloco”.

A resposta da Secretaria Municipal de Segurança Urbana sobre deve ser dada em cinco dias corridos a partir do encaminhamento. O blog apurou que a Prefeitura de São Paulo deve negar a recomendação da Defensoria Pública.

A mesma recomendação pede que o Smart Sampa também não seja utilizado em manifestações “uma vez que são discriminatórias e inconsistentes com a obrigação dos responsáveis pela manutenção da ordem de facilitar manifestações pacíficas”.

No documento também há um pedido para que seja garantido um registro “transparente e auditável de todas as decisões sobre o uso da tecnologia”, e que seu uso em blocos de carnaval e em manifestações seja apenas para o caso “excepcional de busca por um participante no percurso da manifestação, que haja o procedimento devidamente registrado e justificado”.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

A prefeitura afirma que, desde o início da operação do Smart Sampa, foram presos 1902 criminosos em flagrante, 720 criminosos foragidos da Justiça e localizadas 41 pessoas que estavam desaparecidas.

Segundo a Secretaria da Segurança Urbana, 208 foragidos da Justiça foram presos até o fim de janeiro, uma média de uma prisão a cada três horas. As prisões são efetuadas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Nesta terça-feira (25), a Prefeitura de São Paulo vai inaugurar o que chama de “prisômetro”, um painel que vai mostrar o número de criminosos foragidos presos por meio da utilização do Smart Sampa em tempo real.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS