Firme na defesa de retomadas das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) trouxe a Cuiabá o diretor de Implantação e Planejamento do VLT do Rio de Janeiro, José Piccoli Neto. Ao participar da Conferência Municipal sobre o Modal de Transporte Público, Piccoli referenda que a troca do modal, que faz a ligação entre Cuiabá e Várzea Grande, representa um desperdício dos recursos públicos já investido na obra, que ultrapassa a ordem de R$ 1 bilhão.
A declaração ocorreu ontem (07). Em sua justificativa, o gestor defendeu que não há motivos para retroceder, uma vez que a estrutura concluída até o momento, de seis quilômetros, encontra-se em excelentes condições de uso até o aguardo da conclusão totalitária do projeto. Na oportunidade, ele aproveitou para citar como exemplo de iniciativa inovadora, a boa eficiência conquistada pelo transporte na cidade carioca.
“Sempre fui a favor do VLT e, em minha opinião, devemos finalizar o que já foi feito até agora. Não tem sentido jogar fora R$ 1 bilhão de materiais ou vender. O Estado não pode vender aquilo que ele não recebeu, simplesmente porque se trata de uma garantia dos empréstimos realizados. O VLT no Rio de Janeiro está operando comercialmente, mais de 26 km, sem o menor problema. Em Mato Grosso essa obra não pode ser tratada como um papel e um contrato precisa ser obedecido e respeitado”, disse.
Se referindo à divergência com o Governo do EStado que prioriza o BRT, Emanuel destaca a importância do debate, sem politizar a questão. “É preciso sentar à mesa e mostrar o que é de verdade em cada um dos modais e não seguir opiniões politizadas, atendendo realmente aqueles que mais precisam, os usuários do transporte coletivo da região metropolitana, e é isso que queremos da nossa capital”.
Já o ex-secretário da Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos e secretário-geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF), Jean Carlos Pejo, faz o alerta de que, caso o projeto de BRT se concretize, acarretará um alto custo ao bolso da população. “É a mesma coisa que um restaurante que para manter o preço, diminui a qualidade dos serviços prestados, pois milagre ninguém faz e quem paga o preço é o povo, que ficará sem um sistema consistente que é o VLT, com todo o conforto e comodidade, para um BRT incompleto, ou seja, a sociedade paga duas vezes por algo que já foi contratado para conexão desses municípios. No ponto de vista técnico, não há nenhuma justificativa para troca”, concluiu. (Com Assessoria)
Fonte: Isso É Notícia
