Em reunião realizada em Brasília nesta quarta-feira (9), o Itamaraty informou a integrantes da embaixada dos Estados Unidos no Brasil que as recentes ações de Donald Trump vão afetar a relação bilateral entre os países, conforme disseram fontes ao blog.
Trump ameaçou durante a semana e anunciou nesta tarde a imposição de 50% de taxa em todos os produtos brasileiros. Na justificativa, Trump citou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse ser “uma vergonha internacional” o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).
Antes, ele publicou em um perfil pessoal na sua própria rede social uma mensagem em apoio ao ex-presidente brasileiro.
A embaixada norte-americana no Brasil divulgou uma nota com endosso à posição de Trump, o que escalou a crise para o nível institucional e fez o Itamaraty convocar os norte-americanos para prestarem esclarecimentos.
O blog apurou que, durante a reunião, o Itamaraty avisou os norte-americanos que a manifestação sobre questões internas do Brasil aponta para uma posição que não cabe aos EUA e a nenhum outro país tomar partido.
Os brasileiros se disseram surpresos com a postura institucional adotada por Trump depois dos ataques à democracia cometidos por Bolsonaro, ainda de acordo com a fonte.
Fonte G1 Brasília