A comitiva de senadores formada para tentar negociar uma alternativa ao “tarifaço” imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, já chegou a Washington.
O presidente norte-americano anunciou que taxaria em 50% os produtos brasileiros em retaliação ao tratamento dado pelo Supremo Trubunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro, seu aliado. A tarifa começa a valer em 1º de agosto.
Bolsonaro é réu em uma ação penal que apura uma tentativa de golpe de estado em 2022. Trump chamou o processo contra Bolsonaro de “caça às bruxas” e foi acusado de “abuso de poder” por tentar interferir na justiça brasileira.
A comitiva é composta por 8 senadores:
- Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado;
- Tereza Cristina (PP-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado
- Jacques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado;
- Marcos Pontes (PL-SP), vice-presidente do grupo parlamentar Brasil-EUA;
- Rogério Carvalho (PT-SE);
- Carlos Viana (Podemos-MG);
- Fernando Farias (MDB-Al);
- Esperidião Amin (PP-SC).
Agenda
Os senadores viajaram nesta sexta (25) e permanecem nos EUA pelo menos até quarta-feira (30)
- segunda-feira (28 de julho): reuniões com empresários e integrantes do Brazil-U.S. Business Council na residência oficial da embaixada do Brasil em Washington e na Câmara de Comércio dos EUA;
- terça-feira (29 de julho): compromissos estratégicos com autoridades e parlamentares norte-americanos, democratas e republicanos;
- quarta-feira (30): encontro com a sociedade civil – Americas Society Council of the Americas.
Fonte G1 Brasília