REDES SOCIAIS

22°C

Presidente do Conselho de Ética da Câmara quer analisar punições a deputados que ocuparam plenário na próxima semana

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Fabio Schiochet (UNIÃO-SC), afirmou que espera analisar as denúncias de parlamentares envolvidos no motim que ocorreu na Câmara dos Deputados já na próxima semana.

De acordo com o presidente do Conselho, primeiro vão ser encaminhados os pedidos de suspensão ao colegiado e depois ainda podem chegar cassações.

?Deve chegar na segunda-feira. Assim que chegar, tenho 72 horas para analisar. Devo fazer uma grande reunião na qual teremos a escolha do relator e instauração dos processos?, disse à GloboNews.

Schiochet acrescenta que os relatores terão 48 horas para apresentar parecer.

‘Horrível’

Questionado sobre parlamentares que impediram o presidente da Câmara de acessar a mesa da presidência, o deputado disse que foi ?horrível?.

“Tem que ver como vai ser o entendimento do relator, mas o processo é cabível de aceitar. Bloquear fisicamente a entrada do presidente da casa… Não poderia nem de outro deputado, quanto mais do presidente”, declarou.

A medida foi tomada em reunião extraordinária da Mesa, segundo nota divulgada pela Secretaria-Geral.

A decisão ocorre após protestos e atos de ocupação e obstrução no plenário, que interromperam os trabalhos da Casa nesta semana. O episódio motivou pedidos de apuração por quebra de decoro parlamentar.

Motta teve reunião ao longo da tarde para decidir o que fazer com os pedidos. Enviar para a Corregedoria significa que ele dá andamento ao trâmite, que pode acabar em suspensão dos mandatos dos deputados por seis meses após análise do Conselho de Ética.

O corregedor da Câmara, deputado Diego Coronel (PSD-BA), vai analisar representações contra os deputados:

  • Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do partido
  • Carlos Jordy (PL-RJ)
  • Nikolas Ferreira (PL-MG)
  • Zucco (PL-RS), líder da minoria
  • Allan Garcês (PP-MA)
  • Caroline de Toni (PL-SC)
  • Marco Feliciano (PL-SP)
  • Domingos Sávio (PL-MG)
  • Marcel Van Hattem (Novo-RS), líder do partido
  • Zé Trovão (PL-SC)
  • Bia Kicis (PL-DF)
  • Paulo Bilynskyj (PL-SP)
  • Marcos Pollon (PL-MS)
  • Julia Zanatta (PL-SC)

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS