Circula nas redes sociais um post que mostra o senador Romário (PL-RJ) declarando apoio ao presidente Lula (PT) e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). É #FAKE.
? Como é a publicação falsa?
- O vídeo mentiroso foi publicado no X nesta quarta-feira (13) e alcançou mais de 106 mil visualizações. A cena fake mostra Romário em seu gabinete e atribui a ele, que é do mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), uma declaração falsa: “Cara, com tudo que está rolando, pensei e entendi. Lula e Moraes estão tentando salvar o país de quem só pensa em si. Em 2026, eu sou Lula. Clica na cruz abaixo da foto no lado direito, curte, comenta e compartilha para abrir os olhos de quem ainda tá perdido”.
- O material exibe ainda a mensagem “Romário se torna afiliado de Lula para 2026” simula a transcrição de um discurso jamais feito pelo senador: “Agradeço do fundo do meu coração por cada curtida, cada comentário, cada compartilhamento e, principalmente, por cada um de vocês que segue aqui ao meu lado. Que nunca nos falte amor, felicidade e coragem. O trabalho continua, porque a nossa voz é forte e a nossa bandeira é vermelha!. Sigamos juntos, sempre!”.
?? Por que isso é mentira?
- O Fato ou Fake mostrou o vídeo à assessoria de imprensa de Romário, que desmentiu o conteúdo.
- Além disso, o próprio senador fez um post nesta quarta, em suas redes sociais, com um print da mensagem falsa e o texto:
“Galera, estão circulando por aí vídeos criados por Inteligência Artificial, imitando a minha voz e imagem, com declarações que eu nunca fiz. É tudo FAKE, se liga! Antes de compartilhar qualquer publicação com uma declaração minha, verifique se o conteúdo foi publicado nos meus canais oficiais de divulgação, nas minhas redes sociais, site e canal de WhatsApp. Se não encontrar é porque o conteúdo não é verdadeiro e quem espalha fake news pode responder criminalmente. Fica ligado!”.
Veja também
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
- VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
- Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Fonte G1 Brasília