REDES SOCIAIS

16°C

Gilberto Kassab fala sobre eleições de 2026, negociações no Congresso e relação do centrão com Hugo Motta

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Presidente do PSD, Gilberto Kassab fala nesta quinta-feira (14), em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, sobre a desocupação do congresso após motim de bolsonaristas, o clima entre centrão e o presidente da Câmara, Hugo Motta, e as eleições de 2026.

Além de presidente do PSD, Kassab é Secretário Estadual de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, no governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele já declarou ser apoiador do projeto político de Tarcísio na eleição de 2026, seja para uma eventual reeleição no governo de SP, seja para uma candidatura presidencial.

Motim no Congresso

No dia 6 de agosto, deputados e senadores aliados a Jair Bolsonaro (PL) ocuparam o plenário das duas casas contra a prisão domiciliar imposta ao ex-presidente pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O motim foi desmobilizado no Senado, mas precisou de negociação para ter fim na Câmara dos Deputados. Após o fim do motim, Hugo Motta, presidente da Casa, prometeu punir parte dos envolvidos.

Foram enviados 14 casos de deputados à Corregedoria da Câmara e citou uma resolução que prevê o rito ordinário: 5 dias úteis para defesa e mais 45 dias para o parecer do corregedor.

As representações, no entanto, tratam da suspensão cautelar de mandato, que estabelece um rito sumário. Por essa regra, o corregedor teria 48 horas para se manifestar e encaminhar um parecer para a mesa diretora.

[Post em atualização]

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS