REDES SOCIAIS

You have exceeded the maximum rate limitation allowed on your subscription plan. Please refer to the "Rate Limits" section of the API Documentation for details.

°C

O Assunto: Decisão de Dino é inconstitucional e cria ‘caos jurídico’, diz especialista em Direito Internacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A decisão do ministro Flávio Dino sobre a aplicação de sentenças estrangeiras no Brasil foi classificada como inconstitucional e geradora de insegurança jurídica pela professora de Direito Internacional da USP, Maristela Basso.

Em entrevista ao podcast O Assunto, ela afirmou que a medida invade competências de outro tribunal e pode causar confusão em processos que envolvem decisões vindas do exterior. ?O que nós estamos vendo agora é um verdadeiro caos jurídico?, disse Basso.

“Ele (Dino) precisa nos explicar o que aconteceu e por que esta decisão dele ou esta, digamos, orientação dele ou essa, vamos dizer, manifestação dele é inconstitucional”, afirmou.

Segundo a especialista, desde a Constituição de 1988, cabe ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisar e homologar decisões judiciais estrangeiras, e não ao Supremo Tribunal Federal (STF). ?Ora, deverão passar pelo Superior Tribunal de Justiça e não pelo Supremo Tribunal Federal?, destacou.

Para Basso, a decisão de Dino, tomada no âmbito de um processo sobre desastres ambientais em Mariana e Brumadinho, extrapolou os limites do caso. ?O ministro Dino puxa um assunto que, na verdade, não caberia naquele processo. Ele aproveita para trazer o tema das relações entre uma sentença estrangeira e o Brasil?.

A professora enfatizou que a Constituição é clara ao atribuir ao STJ, e não ao STF, a competência para validar sentenças de outros países. Por isso, ela afirma que a manifestação de Dino é inconstitucional.

A insegurança, segundo Basso, atinge tanto empresas quanto o sistema financeiro, que dependem de regras estáveis para lidar com decisões internacionais.

No entanto, a professora lembra que esta decisão ainda deve passar pelo colegiado. “É uma monocrática e terá que passar pelo colegiado. O colegiado vai ter uma oportunidade de se manifestar sobre isso”, finalizou.

O Assunto é o podcast diário produzido pelo g1, disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube. Desde a estreia, em agosto de 2019, o podcast O Assunto soma mais de 168 milhões de downloads em todas as plataformas de áudio. No YouTube, o podcast diário do g1 soma mais de 14,2 milhões de visualizações.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS