O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta terça-feira (26) a suspensão do visto do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, pelo governo dos Estados Unidos. A fala do presidente foi feita durante reunião ministerial, no Palácio do Planalto.
“Minha solidariedade e solidariedade do governo a você por conta do gesto irresponsável dos EUA de cassarem o teu visto”, afirmou Lula, se referindo a Lewandowski.
“Eu acho que eles estão deixando de receber uma personalidade da tua competência, da tua capacidade. Eu acho que é vergonhoso para eles e não para você”, emendou.
Segundo Lula, o ministro, ao contrário, deve ter orgulho da sua atuação no governo brasileiro.
“O que que você fez para que os caras tivessem tanto ódio do Brasil que chagassem a suspender o visto do nosso ministro da Justiça? Essas atitudes são inaceitáveis, não só contra o Lewandowski, mas contra os ministros da Suprema Corte, contra qualquer personalidade brasileira. Minha solidariedade, Lewandowski”, concluiu Lula.
No mês passado, os Estados Unidos suspenderam os vistos de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e de outros sete ministros do tribunal.
Na mesma ocasião, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também teve a permissão para entrar nos Estados Unidos suspensa.
Neste mês, foi a vez de funcionários do governo brasileiro ligados ao programa Mais Médicos terem o visto revogado. Depois, a mulher dele e da filha, de 10 anos, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Representantes do governo norte-americano justificam a ação sob a alegação de que estão responsabilizando estrangeiros que consideram autores de censura.
– Esta reportagem está em atualização
Fonte G1 Brasília