REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Televisão aberta, gratuita e interativa é ‘principal propósito’ da TV 3.0, diz ministro das Comunicações

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (27), disse que a TV 3.0 será como “será um grande celular na sua frente”. Nesta quarta, o presidente Lula assinou o decreto que oficializa a TV 3.0, também conhecida como DTV+ no Brasil.

“A infraestrutura de internet no Brasil está preparada para assumir essa nova tecnologia, para trazer televisão aberta, gratuita, interativa, que esse é o principal propósito do projeto como um todo”, disse Siqueira Filho.

“É um acesso para cada usuário, que vai poder assistir o capítulo da novela que tem interesse, rever um lance de futebol, isso é a interatividade da TV. O usuário também estará mais próximo do anunciante”.

Siqueira Filho disse que a expectativa é que em 2026 a tecnologia já esteja à disposição da população, principalmente nos grandes centros do país. As televisões antigas vão precisar de um conversor, que deve custar entre R$ 300 e R$350, disse o ministro.

No entanto, o objetivo é que, no futuro, os novos televisores já saiam de fábrica com toda essa tecnologia integrada.

As duas tecnologias vão funcionar simultaneamente, e a previsão é que a migração total aconteça em até 15 anos.

DTV+: o novo nome da TV 3.0

A primeira televisão, analógica e com imagens em preto e branco, ficou conhecida como 1.0. Anos depois, surgiu a TV 2.0, com imagens em cores e conectividade à internet.

Agora, a TV 3.0 representa o próximo patamar da televisão digital e, segundo especialistas, entregará mais interatividade, personalização e qualidade de imagem e som.

Em agosto de 2024, o Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre anunciou o novo nome da TV 3.0 no país, que passou a se chamar Digital Television+ (DTV+).

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS