REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Manifestantes fazem ato contra a PEC da Blindagem e projeto a anistia em Brasília, Salvador, BH, Manaus e outras capitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Manifestantes realizam atos em diversas cidades do país neste domingo (21) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o projeto que anistia condenadas pelo 8 de janeiro.

Convocados nas redes sociais por movimentos de esquerda, centrais sindicais e artistas, os protestos aconteceram em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Belém e João Pessoa.

Em comum, as manifestações pedem que a PEC da Blindagem não siga a tramitação no Senado Federal. O texto, aprovado na Câmara dos Deputados na última semana, busca proteger parlamentares contra a abertura de processos penais no Supremo Tribunal Federal (STF).

Manifestantes também se posicionaram contra a tramitação do projeto de anistia que prevê perdoar os condenados envolvidos no ato golpista do 8 de janeiro de 2023. Na última quarta-feira (17), os parlamentares aprovaram um pedido de urgência para a proposta para acelerar a análise do texto.

Brasília

Na capital federal, os manifestantes se concentraram em frente ao Museu Nacional da República, na via S1, por volta das 10h. A partir das 11h30, o grupo seguiu em marcha até a altura da Avenida José Sarney, nas proximidades do Congresso Nacional.

Ainda está prevista uma apresentação do cantor paraibano Chico César.

Salvador

Em Salvador, o ato começou em frente ao Cristo da Barra, por volta das 9h, com um trio elétrico e participações da cantora Daniela Mercury e do ator Wagner Moura.

Os manifestantes também exibem cartazes e gritam palavras de ordem.

Belo Horizonte

Manifestantes se reuniram na Praça Raul Soares, na Região Centro-Sul, neste domingo (21), e seguiram em marcha até a Praça Sete, no Centro da cidade. Nas ruas, era possível ver cartazes com dizeres como “Sem anistia”, “Não à PEC da bandidagem” e “Em defesa da democracia”.

O ato contou com a presença de lideranças políticas e sindicais, além de artistas mineiros, como a musicista Fernanda Takai, da banda Pato Fuu.

Natal

Manifestantes se reuniram na manhã deste domingo (21) na Avenida Roberto Freire, na Zona Sul de Natal, em um ato convocado por partidos de esquerda e centrais sindicais do Rio Grande do Norte. O protesto começou por volta das 9h e segue no local.

Até a última atualização, a organização não divulgou estimativa de público.

João Pessoa

Na capital paraibana, o grupo se reuniu no Busto de Tamandaré, em Tambaú, por volta das 9h, carregando bandeiras e faixas. O ato conta com a presença de artistas e políticos e permanece parado ainda no lugar de encontro.

Durante o percurso, exibiram cartazes com dizeres como “Não à PEC da bandidagem” e “Sem anistia para golpistas” e gritaram em coro: “Sem anistia e sem perdão”.

São Luís

Manifestantes se reuniram na manhã deste domingo (21) na Praça da Igreja do Carmo, no Centro Histórico de São Luís, em um ato convocado por partidos de esquerda.

Com cartazes e faixas, o grupo percorreu as ruas da região distribuindo panfletos e gritando palavras de ordem. Alguns manifestantes carregam placas com as fotos dos 15 deputados federais maranhenses que votaram a favor do texto-base da chamada PEC da Blindagem

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS