REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Motta participa de evento com investidores um dia após ser alvo dos atos contra a anistia e a PEC da blindagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Um dia após ser a Câmara dos Deputados ser alvo dos protestos pelo país contra a anistia e a PEC da Blindagem, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), participou nesta segunda-feira (22) de um evento do mercado financeiro em São Paulo.

Essas votações foram pautadas por Motta para cumprir um acordo firmado com bolsonaristas e o Centrão que, em agosto, fizeram um motim e tomaram as mesas diretoras da Câmara e do Senado em protesto contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na época, Motta teve que recorrer à ajuda de Arthur Lira (PP-AL), liderança do Centrão, ex-presidente da Câmara e fiador do seu mandato no comando da Casa, para conseguir fechar o acordo.

O Centrão quer aprovada a PEC da Blindagem para tentar barrar as investigações contra parlamentares, principalmente as relacionadas a emendas. Há mais de 80 deles na mira de apurações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF). Os bolsonaristas, por sua vez, querem anistiar Bolsonaro.

Os grupos, então, resolveram juntar forças e, na semana passada, conseguiram pautar tanto a PEC quanto a urgência para a anistia ? o que permite que o tema vá direto à votação no Plenário, sem passar pelas comissões.

Segundo o blog da Andréia Sadi, a repercussão negativa das aprovações, entretanto, tirou qualquer chance de a PEC da Blindagem ser aprovada pelo Senado ? pelo menos por ora.

Pauta de votações

Segundo o blog do Valdo Cruz, Motta está sendo aconselhado a deixar de lado esses temas e focar os trabalhos desta semana em pautas positivas de interesse da população.

O Palácio do Planalto avalia que o momento ruim de Hugo Motta pode ser favorável à agenda econômica do governo.

Por isso, Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais, vai pedir ao presidente da Câmara para votar ainda nesta semana o projeto que isenta de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, prioridade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste semestre do Legislativo.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS