O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visitará nesta segunda-feira (29) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está em prisão domiciliar em Brasília.
A autorização foi dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Com base nessa autorização, a visita precisará ser feita entre as 9h e as 18h.
Na agenda oficial de Tarcísio, o compromisso está previsto para entre as 10h e as 14h – e foi confirmado pela assessoria de imprensa do governador.
Os temas que devem ser tratados são anistia e redução da pena aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, incluindo Jair Bolsonaro, além das eleições presidenciais de 2026.
Na pauta da conversa também deverão estar as candidaturas da direita para tentar as duas vagas de São Paulo ao Senado. Tarcísio defende o nome do seu secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, enquanto Bolsonaro quer a vaga para o filho Eduardo. Se Eduardo ficar de fora, a vaga deve ficar com os bolsonaristas evangélicos – neste cenário, o deputado Marco Feliciano (PL) sai na frente.
A viagem acontece dias após Tarcísio ter dito em conversas reservadas que não pretende disputar a Presidência da República em 2026, segundo o Blog do Camarotti.
De acordo com interlocutores, ele demonstra forte convicção de que ficará fora da corrida presidencial diante de um cenário de fragmentação da direita.
A avaliação de Tarcísio é que a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na articulação das sanções aplicadas pelos Estados Unidos ao Brasil contribuiu para dividir ainda mais o campo conservador.
Ele tem atribuído a essa movimentação a recuperação da aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que até junho enfrentava desgaste e queda de popularidade.
Fonte G1 Brasília