O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por cerca de 30 minutos nesta segunda-feira (6), e o petista aproveitou a ocasião para pedir ao norte-americano que reveja o tarifaço e as sanções a autoridades brasileiras.
Segundo a nota divulgada pelo Palácio do Planalto, os dois concordaram em ter um encontro presencial em breve. Eles também teriam trocado telefones para “estabelecer via direta de comunicação”.
A nota do Planalto informa ainda que Lula e Trump o relembraram a “boa química” que tiveram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU.
E que Lula solicitou ao presidente dos Estados Unidos que retire a sobretaxa de 40% a produtos brasileiros em território norte-americano.
“Considero nosso contato direto como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”, informou o presidente Lula em uma rede social sobre o encontro.
“No telefonema, recordei que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços. Solicitei ao presidente Trump a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras”, prosseguiu.
Segundo ele, Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações sobre o tema com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Encontro presencial
Lula aventou a possibilidade de um encontro presencial na Malásia, durante a reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), no final deste mês. Os dois presidentes foram convidados a participar do evento.
O brasileiro também reiterou convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA), e se dispôs a viajar aos Estados Unidos.
Fonte G1 Brasília