Com a reformulação no calendário e no formato da Copa do Brasil a partir de 2026, o futebol mato-grossense foi beneficiado: o estado, que antes contava com três representantes, agora terá quatro vagas garantidas na competição nacional. Entre os favorecidos, está o Operário Várzea-grandense (CEOV), que deve garantir presença no torneio com base no desempenho no Campeonato Mato-grossense de 2025.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (1º) mudanças importantes na Copa do Brasil. O número de participantes saltará de 92 para 126 clubes já em 2026, aumentando também o número de vagas oriundas dos campeonatos estaduais, que passou de 80 para 102.
Operário VG deve herdar a quarta vaga
No Mato-grossense de 2025, o CEOV terminou na quarta colocação, atrás de Primavera (campeão), Cuiabá (vice) e Mixto (terceiro). Os três primeiros colocados já estavam garantidos na Copa do Brasil de 2026 via estadual.
Com isso, o Operário VG herdaria a quarta vaga estadual disponível para Mato Grosso, seguindo o novo Critério 3 da CBF, que distribui 102 vagas entre as federações estaduais com base no Ranking Nacional de Federações. O Mato Grosso aparece atualmente na 12ª colocação, o que garante quatro vagas para o estado.
Como o Campeonato Mato-grossense é a única competição profissional de clubes no estado com esse nível de critério, o CEOV deve ser indicado para a disputa. No caso, a Copa FMF, que historicamente garantia vagas em competições nacionais, foi extinta neste ano. Inclusive, em 2024, o Tricolor várzea-grandense foi o campeão.
A diretoria do clube, em contato com a reportagem do ge, declarou que prefere aguardar a oficialização por parte da CBF ao término da temporada.
A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) optou por não se manifestar até o momento da publicação da matéria.
Regras de classificação para a Copa do Brasil 2026
A nova distribuição de vagas da Copa do Brasil foi organizada pela CBF em três critérios:
Histórico recente do CEOV na Copa do Brasil
Em 2025, o Operário VG fez história ao vencer sua primeira classificação na Copa do Brasil. A vitória veio nos pênaltis, diante do Sport, no Estádio Dutrinha. Na fase seguinte, a equipe foi eliminada pelo Novorizontino, com derrota por 1 a 0, também jogando em casa. Foi a campanha mais significativa do clube na competição até aqui.
Possibilidade de uma quinta vaga para o estado
Caso o Cuiabá conquiste o acesso para a Série A do Brasileirão ao final da atual temporada, entrará diretamente na quinta fase da Copa do Brasil 2026. Isso abriria mais uma vaga estadual para Mato Grosso, que poderia ser herdada pelo Nova Mutum, quinto colocado do estadual de 2025, já que os quatro primeiros estariam previamente classificados.
Copa do Brasil com novo formato a partir de 2026
Com as mudanças, a Copa do Brasil passará a contar com 126 clubes em 2026 e 128 em 2027, aumentando o alcance e a competitividade do principal torneio mata-mata do país. A competição terá início em 18 de fevereiro e se estenderá até 6 de dezembro, encerrando o calendário do futebol nacional ? já que o Brasileirão termina no dia 2 do mesmo mês.
As quatro primeiras fases serão disputadas em partida única. A partir da quinta fase (oitavas de final), os confrontos serão decididos em jogos de ida e volta. Outra novidade é a final em jogo único, a ser disputada em campo neutro a partir da próxima temporada.
Fonte GE Esportes