O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou no fim da tarde deste sábado (11) para Roma, na Itália, onde participará de eventos com temas sociais e de combate à fome, marcados para segunda-feira (13). Lula também se encontra com o Papa Leão XIV, no Vaticano.
O presidente decolou de Brasília por volta de 17h30. Há previsão de uma parada para reabastecimento da aeronave em Cabo Verde e de lá seguirá para Roma. A expectativa é que Lula chegue à capital italiana neste domingo (12), às 10h35, horário local.
A comitiva do presidente deve contar com os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), além de auxiliares.
Depois, Lula participa da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, principal evento anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Ainda na segunda-feira, na sede da FAO, o presidente Lula encerra a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Ele também participa da inauguração do espaço que sediará o Mecanismo de Apoio da Aliança, que funcionará como o secretariado da iniciativa.
Encontro com Papa Leão XIV
Esta será a primeira vez que Lula vai se reunir com o Papa Leão XIV, sucessor do papa Francisco. O encontro entre os dois líderes estava sendo costurado pelo governo brasileiro nos últimos dias.
Segundo fontes do Itamaraty, o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, duas vezes por telefone durante a última semana. A reunião entre Lula e o Papa Leão XIV também foi articulada com a embaixada brasileira na Itália junto à Santa Sé.
Em mandatos anteriores, Lula se reuniu com outros papas como João Paulo II, Bento XVI e Francisco.
Fórum Mundial da Alimentação
O Fórum Mundial da Alimentação é o principal evento anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
A edição deste ano será marcada por uma série de atividades comemorativas e de reconhecimento de boas práticas em segurança alimentar e agricultura sustentável
De acordo com o coordenador-geral de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério das Relações Exteriores, ministro Saulo Arantes Ceolin, a participação do presidente Lula no evento foi reafirmada em julho, logo após a divulgação da saída do país do Mapa da Fome.
Segundo ele, a presença de Lula reforça a relação histórica e estratégica entre o Brasil e a FAO.
?O objetivo principal da viagem é esse: prestigiar o Fórum e, sobretudo, comemorar o aniversário da organização, que é tão importante e com a qual o Brasil mantém uma relação robusta há décadas?.
Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
Copresidida por Brasil e Espanha, a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza reunirá ministros, representantes de governos, agências da ONU, bancos multilaterais e organizações da sociedade civil. O encontro ocorrerá em formato híbrido e, segundo o governo brasileiro, avaliará o progresso da iniciativa desde sua criação, em 2024.
Entre os principais temas estão os avanços da Iniciativa de Implementação Acelerada (Fast Track), que apoia planos nacionais de combate à fome e à pobreza em países como Etiópia, Quênia, Haiti, Ruanda e Zâmbia, com mais de 80 manifestações de interesse por parte de parceiros financeiros e técnicos.
Como parte da iniciativa, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza está apoiando ativamente o desenvolvimento de nove planos nacionais voltados para acelerar a ação contra a fome, a pobreza e os riscos climáticos.
A reunião também discutirá os desdobramentos da Declaração de Belém sobre Fome, Pobreza e Ação Climática Centrada nas Pessoas, proposta pela Presidência brasileira da COP30, que será lançada em novembro, durante a Cúpula de Líderes na capital paraense.
Durante o evento em Roma, o presidente Lula inaugurará o Mecanismo de Apoio da Aliança Global, que funcionará como o secretariado da iniciativa, com sede na FAO e escritórios em Brasília, Adis Abeba, Bangkok e Washington.
A Aliança Global prepara, ainda, a Primeira Cúpula de Líderes, marcada para 3 de novembro, em Doha, no Catar, à margem da Segunda Cúpula de Desenvolvimento Social das Nações Unidas. O encontro reunirá chefes de Estado e de Governo para anunciar novos compromissos de financiamento e cooperação internacional no combate à fome e à pobreza.
Fonte G1 Brasília