A maior delegação mato-grossense de paratletas e atletas da inclusão reversa embarca nesta quinta-feira (30) rumo a duas importantes competições internacionais de jiu-jitsu paradesportivo: os Campeonatos Mundiais de Jiu-Jitsu Paradesportivo 2025 ? Bangkok e Abu Dhabi 2025.
Ao todo, 14 atletas e cinco profissionais técnicos integram a equipe que representará o Brasil nas disputas. A delegação embarca sob a liderança do professor Elcirley Silva, presidente da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP) e idealizador da Associação Mato-grossense de Jiu-Jitsu Paradesportivo (AMTJJP).
As competições acontecem entre 1º e 8 de novembro, em Bangkok (Tailândia), e de 12 a 15 de novembro, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), reunindo atletas de diversas partes do mundo. A equipe mato-grossense é formada por representantes de Barra do Garças, Paranatinga, Cuiabá, Porto Alegre do Norte e Canarana, além de outros sete atletas brasileiros que também integrarão a seleção nacional.
Para o professor Elcirley Silva, o momento marca um capítulo importante na história do paradesporto mato-grossense.
– Em 2024 começou a nossa história de reconhecimento pelo Estado, quando dona Virginia Mendes, nossa madrinha, nos enxergou. A empatia foi mútua, ela pegou em nossas mãos e não soltou mais. Este ano vivemos um momento ímpar e histórico para todos nós, e vamos honrar a confiança que estamos recebendo do nosso Estado – destacou.
Além das competições, o presidente da FBJJP enfatizou o potencial de expansão do parajiujitsu em Mato Grosso, especialmente a partir das ações desenvolvidas em Barra do Garças, berço da modalidade no estado.
– O parajiu-jitsu em Mato Grosso tem raízes consolidadas em Barra do Garças. Recebemos pessoas do mundo todo que vêm conhecer a nossa técnica. Pensando na expansão e no acesso de novos praticantes, temos um projeto de capacitação para professores de outros municípios, graças ao apoio que a Academia Gracie Barra nos proporciona, e ao incentivo do Governo ao esporte – explicou.
Fonte GE Esportes