REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Tática de empurrar bandidos para a mata é bem-sucedida porque preserva moradores

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Se a tática da polícia na megaoperação no Rio de Janeiro foi a de empurrar os traficantes para a área de mata, essa foi uma tática muito bem-sucedida e inteligente. Ao levar o confronto para longe das vielas e casas, a polícia preservou o morador, que é a principal vítima quando a troca de tiros ocorre dentro da comunidade.

Geralmente, os confrontos se dão aí em ruas e vielas, e a vítima desses confrontos é o morador. A estratégia fez o oposto: empurrou os criminosos para a mata, onde eles teriam sido surpreendidos por uma barreira policial.

A tática parece ser uma lição aprendida da invasão do Complexo do Alemão, cerca de 15 anos atrás. Naquela época, os criminosos fugiram pela mata e a grande reclamação da população é que não havia policiais para prendê-los ou matá-los.

A mata é o local ideal para o confronto, pois isola o conflito da população civil. Na mata não circulam moradores, é muito difícil. Na mata não tem comércio, na mata ninguém usa mata para fazer piquenique, não é uma área de lazer.

LEIA MAIS

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS