REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Bolsonaro está estável do ponto de vista clínico e passou a noite sem intercorrência, dizem médicos do ex-presidente

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-1bdsq .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

O ex-presidente Jair Bolsonaro está clinicamente estável e passou a noite sem intercorrências na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília, segundo boletim médico divulgado neste domingo (23).

O documento é assinado por médicos do presidente: Cláudio Birolini, cirurgião-geral, e Leandro Echenique, que visitaram Bolsonaro na prisão.

Confusão mental e alucinações

De acordo com o boletim, Bolsonaro relatou ter apresentado, na noite de sexta-feira (21), um episódio de confusão mental e alucinações. Os médicos afirmam que o quadro pode ter sido provocado pela pregabalina, medicamento prescrito por outro profissional da equipe.

O próprio Bolsonaro alegou confusão mental e alucinação, o que o teria levado a avariar, com um equipamento de solda, a tornozeleira eletrônica que usava em sua prisão domiciliar.

Segundo o documento médico, a pregabalina tem interação relevante com remédios que o ex-presidente já usa regularmente para crises de soluços ? clorpromazina e gabapentina. A associação pode causar efeitos colaterais como confusão mental, desorientação, sedação, alterações de equilíbrio, alucinações e prejuízo cognitivo.

No boletim, os médicos informaram que o remédio foi suspenso imediatamente e que Bolsonaro não apresenta sintomas residuais no momento.

Múltiplas comorbidades

O boletim também destaca que Bolsonaro é portador de múltiplas comorbidades e faz uso contínuo de diversos medicamentos por causa de internações e cirurgias desde 2018. Os médicos lembram que ele apresentou recentemente um quadro de pneumonia por broncoaspiração e tem lidado com soluços refratários.

Acompanhamento contínuo

Segundo os profissionais, a equipe médica realizou ajustes nas medicações para restabelecer o tratamento anterior e continuará fazendo avaliações periódicas sobre o estado clínico do ex-presidente.

Bolsonaro está preso preventivamente desde a manhã deste sábado, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS