O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta terça-feira (2) da cerimônia que marcou o início da expansão da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima, localizada em Ipojuca, no Grande Recife.
Na ocasião, o presidente afirmou que a primeira-dama, Janja da Silva, pediu a ele que assumisse a responsabilidade de uma luta mais dura no combate à violência contra a mulher.
Também estiveram presentes a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Segundo a Petrobras, após a ampliação, a refinaria terá capacidade para atender 17% da demanda nacional de diesel, além de produzir gasolina, gás liquefeito de petróleo (GLP) e nafta.
Considerada a refinaria mais moderna da estatal, a Refinaria Abreu e Lima deve receber cerca de R$ 12 bilhões em investimentos para acrescentar 130 mil barris por dia à sua capacidade de processamento. A estimativa é que em 2029, o total processado chegue a 260 mil barris diários.
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-1faa4 .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
– Esta reportagem está em atualização
A ampliação também deve aumentar a produção de derivados, como por exemplo o diesel S-10, que terá incremento estimado de 88 mil barris por dia. A expectativa do governo é reduzir a necessidade de importação desses produtos.
Fonte G1 Brasília