O destino do ministro do Turismo, Celso Sabino, dentro do União Brasil deve ser sacramentado nesta segunda-feira (8).
Membros da executiva nacional do partido vão se reunir nesta tarde para decidir se Sabino deve ser expulso da legenda. O ministro é acusado de desrespeitar um ultimato da sigla ao permanecer no comando do Ministério do Turismo.
Em rota de colisão com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o União Brasil decidiu que filiados teriam de deixar cargos dentro da gestão Lula até o dia 19 de setembro. À época, a legenda afirmou que o descumprimento seria considerado infidelidade partidária.
Embora tenha anunciado publicamente que pediria demissão, Sabino não só permaneceu no Ministério do Turismo como participou de agendas oficiais com Lula. Em outubro, durante compromissos em Belém (PA), ele afirmou que apoiaria o petista, independente do cenário político.
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-esd08 .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
A expulsão de Sabino já recebeu aval do Conselho de Ética do partido. Para que seja oficializada, é preciso que 3/5 dos membros da executiva concordem com a medida.
Interesse no Senado
O desgaste entre o ministro e a cúpula do União levaram Celso Sabino a ser afastado, ainda em outubro, de cargos e decisões nas estruturas administrativas do partido. Ele também foi destituído do comando do diretório paraense.
Sabino criticou o posicionamento do partido, que, na avaliação dele, tem “tomado decisões equivocadas”. Mesmo sob pressão, o ministro tem reiterado que permanecerá no governo Lula.
Ele chegou a indicar que ficaria na pasta até o limite de desincompatibilização ? abril do próximo ano ?, quando detentores de cargos públicos precisam deixar as funções para disputar as eleições.
Celso Sabino planeja disputar uma das vagas ao Senado pelo estado do Pará e avalia que o apoio de Lula o ajudará no pleito. Ao longo dos últimos meses, ele foi sondado por outros partidos.
O ministro do Turismo foi eleito deputado federal pelo União Brasil em 2022. Ele se afastou do mandato para exercer o cargo de ministro do Turismo, contando com as bênçãos da bancada da sigla na Câmara.
Pela jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eventual expulsão não levará Sabino a perder o mandato de deputado federal. Se for expulso por decisão da cúpula do União Brasil, o ministro poderá se filiar a outra sigla.
Fonte G1 Brasília