REDES SOCIAIS

23°C

EUA podem desistir de paz na Ucrânia, diz filho de Trump

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-ffei .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

Filho mais velho do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Jr. afirmou no domingo (7) que seu pai pode desistir de buscar a paz na guerra da Ucrânia, já que as conversas por um acordo para terminar o conflito estão mais lentas do que o governo Trump gostaria e o assunto estaria exaurindo os americanos.

“O público americano não tem apetite [para guerras intermináveis e o financiamento contínuo da defesa ucraniana]”, declarou o empresário durante o Fórum de Doha, no Catar. Segundo ele, o tráfico de drogas seria uma “ameaça muito mais clara e presente aos EUA que qualquer coisa acontecendo na Ucrânia ou na Rússia”.

Ao ser indagado se acreditava que o presidente Trump desistiria da Ucrânia, Trump Jr. respondeu: “Acho que sim. O que é bom no meu pai, e o que é único, é que você não sabe o que ele vai fazer. Ele é imprevisível.”

As declarações vêm num momento em que a Casa Branca tenta negociar um cessar-fogo com a Rússia, após os EUA inicialmente apresentarem um plano de paz favorável aos interesses do líder russo Vladimir Putin. Washington pressiona Kiev a ceder parte de seu território a Moscou.

O filho do chefe da Casa Branca ainda afirmou que a Ucrânia é um país “muito mais corrupto que a Rússia” e sugeriu que isso e as ambições políticas do presidente Volodymyr Zelensky estariam alimentando a continuidade do conflito.

Zelensky está atualmente sob pressão na Ucrânia após um de seus auxiliares mais próximos, o ex-chefe de gabinete Andriy Yermak, que participou de negociações de paz, ser envolvido em um escândalo de corrupção.

Segundo Trump Jr., Zelensky prolonga a guerra porque sabe que não venceria a eleição após o fim do conflito, e referiu-se a ele como “um dos grandes marqueteiros de todos os tempos” e uma “divindade borderline, especialmente para a esquerda”.

O empresário também afirmou que as sanções da União Europeia ao petróleo russo não estariam funcionando e apenas elevando o preço da commodity.

Elogios a Musk

Trump Jr. foi convidado para o evento em Doha para explicar a agenda de investimentos da Casa Branca em tecnologia de defesa e inteligência artificial. Embora ele não tenha nenhum cargo no governo, ele é considerado uma figura central no movimento trumpista MAGA (Make America Great Again, ou “tornar os EUA grandes de novo”).

Na ocasião, ele também teceu elogios ao bilionário Elon Musk , ex-conselheiro da Casa Branca e CEO da fabricante de carros elétricos Tesla, descrevendo-o como um “gênio” digno de proteção e a “face mutante da liberdade de expressão, da ciência e da tecnologia”.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS