REDES SOCIAIS

24°C

Líder do governo no Congresso diz que Lula conversou com Alcolumbre e agradeceu Orçamento; senador nega

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-fgdpf .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou na sexta-feira (19) à noite para o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP). Foi a primeira conversa entre os dois desde a crise gerada com a indicação de Jorge Messias para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Alcolumbre defendia o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado, para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no STF. Lula preferiu indicar Messias, atual advogado-geral da União.

A ligação foi confirmada pelo líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AC) após o Congresso aprovar do Orçamento da União para 2026. O líder já havia sugerido que Lula tomasse a iniciativa de reaproximação.

?O presidente ligou para a agradecer a aprovação do orçamento. E ficaram de marcar uma data para uma conversa pessoal, que pode ocorrer no início dessa semana?, disse o líder.

O líder do governo disse que recebeu a informação de interlocutores do Palácio do Planalto. Mas a ligação não foi confirmada por Davi Alcolumbre e assessoria.

Na quinta-feira (18), véspera da conversa com Alcolumbre, Lula disse a jornalistas que espera que o Senado Federal analise e vote a indicação de Messias no ano que vem, após a volta do recesso parlamentar, e negou que a relação entre os dois esteja em crise.

“Não tem nada pessoal entre eu e o companheiro Alcolumbre. Eu sou amigo do Alcolumbre, gosto pessoalmente dele, ele tem nos ajudado de forma extraordinária a aprovar grande parte das coisas que a gente quer aprovar. Então, não existe nada, não tem nenhuma crise entre eu e o Alcolumbre, entre eu e Hugo Mota. Cada um representa uma instância de poder nesse País e, quando tem um problema entre nós, a gente tem que conversar e resolver o problema” disse.

Segundo a assessoria do Senado Federal, Davi Alcolumbre não tem agenda pública nos próximos dias.

O senador deve viajar para o Amapá, sua terra natal, na segunda-feira à noite ou na terça de manhã para as festividades de fim-de-ano.

Relação com Alcolumbre

“Alexandre Padilha, a sua presença aqui é a presença do governo federal, do Estado brasileiro, que nunca nos faltou ao povo do Amapá. A sua presença aqui é a presença do presidente da República ajudando o nosso Amapá. Então, os meus agradecimentos ao presidente Lula”, afirmou Alcolumbre.

Foi a primeira fala positiva de Alcolumbre ao presidente Lula em semanas, desde que Jorge Messias foi indicado para a vaga de ministro do STF.

Alcolumbre havia criticado a demora no envio da mensagem de indicação de Messias ao STF em um movimento interpretado como uma reação do presidente do Senado às informações de que ele estaria negociando a presidência do Banco do Brasil em troca da aprovação do nome do advogado-geral da União.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS