REDES SOCIAIS

26°C

Ministro diz que valor médio de passagens aéreas caiu 11,7% em 2025 e projeta leilões para primeiro trimestre deste ano

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, afirmou nesta quarta-feira (11) que a tarifa média das passagens aéreas caiu 11,7% no período de 2022 a 2025.

Na ocasião, o ministro ainda mencionou que entre os leilões previstos para o primeiro trimestre de 2026 está o do Aeroporto do Galeão, em março (leia mais abaixo).

Pelos cálculos do Ministério dos Portos e Aeroportos, cerca de 130 milhões de passageiros foram transportados em 2025.

Já, no segmento internacional, o levantamento aponta para uma movimentação de 28,5 milhões de viajantes, um crescimento de 13,7% frente a 2024.

@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-9ve5 .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

Esses números, de acordo com a pasta e com dados da Agência Nacional de Aviação Terrestre (Anac), também representam um salto de 20% quando comparado com o período pré-pandemia (2019).

Silvio Costa Filho estima que, até o fim deste ano, a Embraer responda por 25% da frota do país. A expectativa é alimentada pela aquisição de até 74 aeronaves da Embraer pela Latam.

As informações foram apresentadas durante a apresentação de resultados do setor portuário, aeroportuário e hidroviário de 2025.

No âmbito dos investimentos em infraestrutura hidroviária, o governo estima que eles superaram R$ 529 milhões em 2025.

Já com relação aos portos, Costa Filho citou que o edital do megaterminal de contêiners do Portos de Santos, maior empreendimento de logística da década, deve ser publicado até o fim de abril.

O ministro destacou também que há cerca de 12 interessados, dos quais dois são de grupos brasileiros. Árabes, chineses, filipinos e fundos de investimentos respondem pelo restante.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS