REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Trump revela plano para reconstrução de Gaza: ‘Ótima locação pro mercado imobiliário’

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou seu plano para a reconstrução da Faixa de Gaza nesta quinta-feira (22).

O anúncio foi feito durante o lançamento do Conselho de Paz de Gaza no Fórum Econômico de Davos e Trump voltou a exaltar o potencial imobiliário do território:

“Sou um profissional do ramo imobiliário de coração, e tudo se resume à localização. (…) É uma ótima locação para o mercado imobiliário, perto do mar”.

Coube ao genro do presidente americano, Jared Kushner, detalhar o que foi planejado e mostrar projeções de como o território palestino, que está devastado após mais de dois de guerra, ficaria.

O primeiro mapa exibido mostra como o enclave seria dividido em áreas residenciais, industriais e de turismo, de acordo com a visão de Trump e sua equipe.

Está prevista a construção de 180 enormes arranha-céus, com intenção turística, em toda a faixa do litoral (veja na foto acima).

O plano também inclui a construção de 100 mil unidades habitacionais em Rafah, que fica ao sul da Faixa, na fronteira com o Egito.

‘Trump Gaza’: vídeo feito com IA causou polêmica há um ano

Com a legenda “Gaza 2025”, a montagem exibe também uma estátua gigante de Trump em ouro no meio de uma rua, o premiê israelense Benjamin Netanyahu tomando drinque em uma piscina e Elon Musk distribuindo dólares a crianças em uma praia.

@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-c04nf .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

Prédios altos, praias tomadas por cadeiras e tendas, iates ancorados na costa e pessoas celebrando nas ruas também fazem parte do vídeo. A trilha sonora é uma música, em inglês, com dizeres como “Trump vai te libertar”.

O vídeo começa com a imagem de uma criança agachada em meio a escombros, em referência à guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza. Homens armados parecem consolar o menino, que corre no meio dos destroços em uma cena legendada pelos dizeres “O que vem depois”, escritas com as cores da bandeira norte-americana.

Soldados então caminham em um túnel que desemboca prédios altos e andaimes, sugerindo muitas construções. Na sequência, uma mulher com crianças também atravessa um túnel que desemboca em uma praia com palmeiras e uma série de arranha-céus.

As imagens que se sequem no vídeo exibem ruas turísticas e asfaltadas e praias tomadas por espreguiçadeiras e iates atracados. Um Elon Musk relaxado em Gaza surge então na montagem sorrindo e comendo. Homens e mulheres dançam na areia vestidos de odaliscas.

Em uma rua com mesquitas, um menino segura um balão com o rosto de Donald Trump, que na sequência aparece em uma discoteca dançando com uma mulher e segurando em seus braços ? esposa de Trump, Melania Trump, não aparece no vídeo.

Musk resurge, agora jogando notas de dólares para cima em uma praia, enquanto é aplaudido por pessoas sentadas com taças de espumante ao lado. Crianças tentam pegar o dinheiro na montagem, que exibe finalmente a entrada de um prédio com o seguinte letreiro: “Trump Gaza”.

Na sequência, uma estátua gigante de Donald Trump aparece erguida no meio de uma rua.

O vídeo termina com imagens, também de IA, de Trump e Netanyahu estirados sobre uma espreguiçadeira em uma piscina de resort. Uma placa “Trump Gaza” aparece atrás dos dois, que seguram copos com bebidas.

A montagem foi divulgada por Trump em sua rede social Truth Social. O presidente dos EUA não fez nenhum comentário na postagem. Mas, ao receber o premiê israelense em Washington no início do mês, defendeu que os EUA ocupem a Faixa de Gaza após o fim da guerra e transformem o território palestino em uma espécie de “riviera do Oriente Médio”.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS