REDES SOCIAIS

26°C

‘Prepare o seu coração’: Lula recebe deputados em jantar com recado musical e acenos ao Centrão em clima de eleição

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Lula recebeu os convidados do seu jantar da última quarta (4) ao som de “Disparada” de Geraldo Vandré, pedindo para que eles “preparassem o coração” para o que seria falado ao longo da noite. Em outro momento, ouviu-se “Para Não Dizer Que Não Falei Das Flores”, também do cantor de MPB.

Para quem estava ali, a impressão foi de que as músicas eram uma forma de convidar os deputados presentes a caminharem com o governo.

Em uma de suas falas, Lula reconheceu que houve divergências com o Congresso Nacional ao longo de 2025, mas destacou que o saldo da relação foi positivo e agradeceu o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos) pelo apoio em matérias relevantes.

Motta fez uma fala também com elogios e agradecimentos ao governo e Dr. Luizinho, líder do PP, aliado de Ciro Nogueira, presenteou o presidente com uma garrafa de whisky.

@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-9m2d0 .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

Clima de pré-campanha e “sambarilove”

Na percepção de líderes partidários presentes, o clima do jantar era de “pré-campanha” e “sambarilove”. Ao blog, um dos presentes justificou o comparecimento em peso com o argumento de que ninguém recusa um convite do presidente.

Em meio ao clima de pré-campanha, Lula falou abertamente sobre a eleição e, segundo fontes ouvidas pelo blog, afirmou: ?Eu ainda não ganhei, mas vou ganhar essa eleição?. Na avaliação de interlocutores, o presidente citou como possíveis adversários os governadores Romeu Zema (Minas Gerais), Ronaldo Caiado (Goiás), Ratinho Júnior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), sem mencionar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), até agora o único pré-candidato oficial da oposição.

Centrão próximo e elogios a Hugo Motta

A aproximação de Lula com o Centrão e com Motta teria chamado a atenção dos presentes, especialmente no tom descrito como pessoal do discurso feito pelo chefe do Executivo ao presidente da Câmara. Na descrição de pessoas presentes no evento, Lula fugiu do protocolo, da precaução e adotou um tom até “paternal”. Aproveitou o momento para elogiar Motta, dizendo que ele enfrentou um dos piores anos de eventos na Câmara e que mesmo assim se saiu muito bem.

O presidente ainda teria feito uma brincadeira, dizendo que às vezes imaginava Motta deitado de barriga para cima na cama, se perguntando: ?Para que foi que eu entrei nisso??. Motta, segundo relatos, reagiu de forma protocolar ? postura que, de acordo com líderes partidários, é característica de seu perfil.

Nesse contexto, a avaliação é de que o Centrão está mais próximo do governo do que jamais esteve. Ainda assim, há a percepção de que o ?pressentimento de crescimento de Lula para as eleições deu uma freadinha” e de que boa parte do cenário ainda será construída a partir dos interesses regionais.

Um líder ouvido pelo blog definiu o seguinte: “Do ponto de vista nacional, essas composições regionais vão minar a unidade do Centrão, que não prima pela unidade. E é nessa não unidade que o Lula mira”.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS