.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-1q53t .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
A adoção do sistema de playoffs para definição do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro foi avaliada de forma positiva pelo presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch. A mudança, aprovada no Conselho Técnico da CBF, prevê que as equipes que terminarem a Série B entre o terceiro e o sexto lugar disputem duas vagas na elite nacional a partir da temporada de 2026.
Segundo o dirigente, o novo modelo tende a manter a competição mais atrativa ao longo de toda a temporada, ampliando o número de clubes diretamente envolvidos na disputa pelo acesso.
? A mudança é positiva porque cria um ambiente de disputa permanente no Campeonato Brasileiro da Série B. Teremos mais equipes com chances reais de acesso, o que deve elevar o nível dos jogos até a última rodada, disse em entrevista ao ge.
No formato aprovado, campeão e vice-líder da Série B continuam garantindo acesso direto à Série A. Já os times posicionados entre o 3º e o 6º lugar disputarão os playoffs em confrontos de ida e volta, com o terceiro enfrentando o sexto, e o quarto medindo forças com o quinto colocado.
? Para os clubes, também representa mais visibilidade, datas no calendário e partidas decisivas que atraem audiência e o interesse de novos patrocinadores ? afirmou Dresch.
Outro ponto definido no Conselho Técnico é que a Série B não será paralisada durante a Copa do Mundo, atendendo a uma solicitação dos próprios clubes. A decisão impacta diretamente o calendário, com a possibilidade de antecipação de rodadas para que os playoffs sejam disputados ainda em novembro, evitando jogos decisivos no mês de dezembro.
A Série B de 2026 está prevista para começar em 21 de março, com a 38ª rodada marcada inicialmente para 28 de novembro, conforme o calendário prévio da CBF. A entidade ainda deve detalhar os ajustes finais nas datas em função do novo modelo de disputa.
A última edição da Série B com sistema de mata-mata foi em 2002. Agora, mais de duas décadas depois, a CBF retoma o formato em versão reduzida, alinhada a modelos adotados em ligas europeias, onde os playoffs são utilizados para definir acessos e manter o equilíbrio competitivo até o encerramento da temporada.
Presidente da CBF fala de acerto de transmissão para a Série B
@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-8frqv .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
Fonte GE Esportes