REDES SOCIAIS

25°C

Mato-grossense: três classificados, seis na briga pelo mata-mata e cinco com risco de rebaixamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Campeonato Mato-grossense 2026 chega à nona e última rodada da primeira fase com um cenário de fortes emoções e múltiplas combinações possíveis. Até o momento, três equipes já estão matematicamente classificadas, enquanto seis seguem vivas na disputa por vagas no G-6, sendo cinco clubes ainda o risco de rebaixamento. Além disso, a briga pelas duas primeiras posições ? que garantem classificação direta à semifinal ? envolve nada menos que cinco times.

Três já classificados

Mixto, Luverdense e Operário (CEOV) já asseguraram presença na próxima fase.

Mixto lidera com 15 pontos. Luverdense aparece logo atrás, com 14 pontos. Operário soma 13 pontos e quatro vitórias, número que não pode mais ser alcançado por União e Sport Sinop, ambos com 10 pontos e apenas duas vitórias ? critério prioritário de desempate.

Com isso, o trio já tem vaga garantida no mata-mata, mas ainda disputa posições importantes na tabela.

G6 aberto e risco de queda

Atualmente, completam o grupo dos seis classificados Cuiabá, com 12 pontos, Chapada, com 11, e União, com 10. Logo atrás aparece o Sport Sinop, também com 10 pontos, mas em sétimo lugar pelos critérios de desempate. O Nova Mutum, com 9 pontos, é o oitavo colocado.

Na parte de baixo, a situação é delicada. O Primavera, também com 9 pontos, abre hoje a zona de rebaixamento, ocupando o nono lugar. Já o Várzea Grande tem o descenso confirmado, com apenas 2 pontos. Vale lembrar que os dois últimos colocados caem para a segunda divisão estadual.

Disputa direta na última rodada

Do quarto colocado, Cuiabá, até o nono, Primavera, todos ainda têm chances matemáticas de classificação. Dentro desse recorte da tabela, haverá apenas um confronto direto: Sport Sinop (10 pontos) x Chapada (11 pontos), no Estádio Gigante do Norte, em Sinop. Quem vencer este duelo garante vaga no G6.

O que cada time precisa fazer

  • Mixto: já classificado. Se vencer, garante a liderança. Pode empatar ou perder, desde que conte com tropeços de Luverdense e Operário para manter a ponta.
  • Luverdense: classificado. Com vitória, assegura vaga direta na semifinal. Ainda pode terminar como líder.
  • Operário: classificado. Precisa vencer e torcer por tropeços de Mixto ou Luverdense para terminar entre os dois primeiros e avançar direto à semifinal.
  • Cuiabá: com um empate, garante classificação. Ainda tem chances matemáticas de terminar no G-2.
  • Chapada: enfrenta o Sport Sinop fora de casa e precisa vencer para se garantir. Pode se classificar com empate ou até uma derrota, dependendo de resultados paralelos. O revés pode até resultar em rebaixamento.
  • União: precisa vencer para não depender de ninguém. Empate ou derrota colocam a classificação em risco, e perder pode significar até uma queda.
  • Sport Sinop: vitória o coloca no G6, ultrapassando o Chapada. O empate ainda pode servir, desde que União perca e Nova Mutum e Primavera não vençam. Também corre risco de rebaixamento.
  • Nova Mutum: precisa vencer e torcer por tropeços de dois entre União, Sport Sinop ou Chapada.
  • Primavera: Se vencer, escapa do rebaixamento. Para se classificar, precisa vencer e contar com tropeços de União e Nova Mutum.

Regulamento da próxima fase

Os dois primeiros colocados avançam diretamente para as semifinais. Do 3º ao 6º lugar, as equipes disputam as quartas de final em jogo único, na casa do time de melhor campanha: 3º x 6º e 4º x 5º. Os vencedores avançam às semifinais, que, assim como a final, serão disputadas em jogos de ida e volta.

Fonte GE Esportes

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS