O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (20) que pretende conversar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre uma negociação soberana para a venda e exploração de minerais críticos e terras raras.
?Minerais críticos e estratégicos são aqueles que desempenham papel central na economia do presente e do futuro. São usados, por exemplo, na tecnologia de ponta, em chips para celulares e computadores e na transição energética.
O petista afirmou que pretende ter uma conversa “olho no olho” com o norte-americano para tratar de questões de interesse para os dois países. Ele também citou o fim do tarifaço e o combate ao crime organizado internacional.
“Também quero negociar com ele a questão dos minerais críticos e das terras raras. O Brasil tem muitos minerais críticos e terras raras, mas não queremos transformar o território brasileiro em um santuário da humanidade”, disse o presidente.
Lula deu a declaração a uma TV local na Índia, onde está cumprindo agenda oficial. A conversa foi traduzida para o inglês. O Palácio do Planalto não divulgou uma tradução oficial da entrevista.
“Prefiro negociar de forma soberana para que o processo de transformação desses minerais críticos seja feito e explorado em nosso país, dentro do nosso país. E venderemos para quem quisermos vender”, prosseguiu.
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-f8j .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
O petista acrescentou: “Agora, eu quero ir para os Estados Unidos porque já que o presidente Trump disse que quer combater o tráfico internacional de drogas e o crime organizado, na Venezuela, eu também quero combater isso no Brasil”.
– Esta reportagem está em atualização.
Fonte G1 Brasília