A morte de Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, nesta terça-feira (30), foi lamentada por diversos líderes globais e de órgãos multilaterais.
Nas notas e pronunciamentos sobre a morte de Gorbachev, ele foi lembrado por ter terminado a Guerra Fria de uma forma pacífica.
Gorbachev entrou no comitê central do Partido Comunista em 1971. Em 1979, foi promovido ao Politburo, órgão que representava a maior autoridade da União Soviética. Em 1985, foi eleito secretário-geral do Politburo.
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
No ano seguinte, Gorbachev anunciou uma série de reformas que visavam revitalizar a União Soviética. Perestroika (reestruturação) e glasnost (abertura) são algumas das medidas que acarretaram maior abertura política e econômica do estado soviético.
Com a reorganização que incluiu um novo Congresso, a União Soviética teve em 1989 as primeiras eleições desde 1917. Gorbachev foi eleito presidente e tomou posse em 1990.
LEIA TAMBÉM
Veja abaixo o que disseram alguns dos líderes que se pronunciaram sobre a morte de Gorbachev.
Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Segundo a agência de notícias Interfax, o atual presidente russo, Vladimir Putin, expressou seus pêsames, segundo o porta-voz do governo, Dmitry Peskov.
Secretário-geral da ONU, Antonio Guterres
?Eu estou profundamente triste ao saber da morte de Mikhail Gorbachev, um estadista único que mudou o destino da história. Ele fez mais do que qualquer outra pessoa para que a Guerra Fria tivesse um fim pacífico. O mundo perdeu um líder global importante, um multilateralista comprometido e um militante incansável pela paz.?
Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen
“Mikhail Gorbachev foi um líder confiável e respeitado. Ele teve um papel crucial no fim da Guerra Civil para derrubar a cortina de ferro. Isso abriu o caminho para uma Europa livre. Essa é a herança que não será esquecida.?
Ex-secretário do Departamento de Estado dos EUA James Baker
?A história vai se lembrar de Mikhail Gorbachev como um gigante que levou sua grande nação para a democracia. Ele teve um papel crucial na conclusão pacífica da Guerra Fria ao decidir não usar a força para manter a união do império. O mundo livre sente muitas saudades dele.?
Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson
?Eu sempre admirei a coragem e a integridade que ele demonstrou ao terminar a Guerra Fria de forma pacífica. Em uma época de agressão de Putin à Ucrânia, o comprometimento incansável para abrir a sociedade soviética ainda é um exemplo para nós todos.?
Fundação e Instituto Reagan
?A Fundação e Instituto Reagan lamenta a perda do líder soviético Mikhail Gorbachev, um homem que já foi adversário político de Ronald Reagan e que terminou se tornando um amigo. Nossos pensamentos e preces vão para a família de Gorbachev e para o povo da Rússia?.
Veja os vídeos mais assistidos do g1
Fonte G1 Brasília