Dados da mais recente pesquisa Ipec, encomendada pela Globo, divulgados nesta terça-feira (13), apontam que 67% dos brasileiros se interessam pelas eleições que ocorrerão em outubro para escolher presidente, governador, senador e deputados. Já os que dizem ter pouco ou nenhum interesse somam 33%.
Dos eleitores interessados, 38% disseram ter muito interesse nas eleições, e outros 29% afirmaram ter interesse médio. Entre os desinteressados, 19% disseram ter pouco interesse e, 14%, nenhum interesse.
O percentual de eleitores do sexo masculino muito interessados é de 41%, maior do que os 35% de mulheres que afirmam ter muito interesse nas eleições. A taxa de interesse médio é igual entre homens e mulheres: 29%.
Os jovens de 16 a 24 anos foram o grupo dos mais desinteressados, com 36% no total. Destes, 24% disseram ter pouco interesse e 12% nenhum interesse. Apenas 24% afirmaram ter muito interesse, e 40% apresentaram interesse médio.
A faixa etária que apresentou o maior valor de ?muito interesse? foi a dos idosos (60 anos ou mais), com 48%. Outros 22% disseram ter interesse médio.
Veja outros dados da pesquisa Ipec:
Interesse aumenta de acordo com a renda
O interesse pelas eleições aumenta junto com a renda dos eleitores, segundo a pesquisa. O percentual de eleitores que ganham mais de cinco salários mínimos e disseram estar muito interessados é de 52%. Somando o que têm interesse médio (27%), o total chega a 79%.
Já entre os que ganham até um 1 salário mínimo, apenas 37% dizem estar muito interessados, e 26% têm interesse médio, o que soma 63%.
A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre 9 e 11 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01390/2022.
Fonte G1 Brasília
 
								 
								 
															