Após o empate em 1 a 1 entre Operário VG e Primavera, no estádio Dito Souza, neste domingo, em Várzea Grande, resultado que decretou o rebaixamento do clube, o técnico Gelson Conte deixou a equipe para assumir o Guarany de Bagé-RS.
Em entrevista ao ge, o treinador lamentou a campanha do Primavera no Campeonato Mato-grossense de 2026.
– Eu não invento desculpa, não coloco a responsabilidade nos outros. A responsabilidade é minha também, porque se tem algum jogador que não entra numa forma ideal que a gente quer, ou não produz, o culpado é nós que contratamos – disse o treinador.
– Fizemos algumas avaliações que acabaram dando errado. Tinha jogador que chegou fora de forma e não conseguiu entrar em forma, um ou outro que veio passear. Tinha muitos profissionais também. Erramos bastante na avaliação.
Campanha frustrante
A equipe somou sete empates ? quatro deles sem gols ?, uma vitória e uma derrota em sete partidas. O único triunfo foi conquistado no Cerradão, diante do lanterna Várzea Grande, que também acabou rebaixado. A equipe foi a que menos perdeu e que mais empatou no Estadual.
– A bola batia na trave e saía, e quando acontece isso, vocês sabem que tem alguma coisa errada dentro do grupo, até porque a comissão técnica procurou sempre ser honesta. Nós detectamos algumas coisas, mas não tomamos as devidas providências na hora certa. Não vou sair atirando pra tudo que é lado, isso não é da minha cultura. A gente sabe onde errou, que teve dificuldade com o gramado que foi colocado muito tarde, mas isso são coisas que eu não tenho nada a ver.
Por conta das obras no estádio Cerradão, em Primavera do Leste, o Gigante Roxo precisou mandar o jogo de estreia em Campo Verde, no estádio Félix Belém de Castro, diante do Chapada, atual campeão da Segunda Divisão, e ficou no empate em 0 a 0.
Mesmo com o estádio à disposição nas rodadas seguintes, o gramado recém-trocado não apresentou condições ideais. O local é de responsabilidade da Prefeitura de Primavera do Leste.
– O presidente e a direção foram muito corretos, eu só lamento pelo nosso torcedor. O presidente fez o possível e o impossível, muito preocupado com obras, com o calendário que nós deixamos. Infelizmente o Primavera, para o ano que vem, está na divisão de acesso. O futebol é um ciclo, às vezes ele dá resultado, outras vezes não dá. As pessoas precisam entender que o futebol é um esporte que não dá pra se perder um dia de trabalho, e tem muitos atletas que não pensaram dessa forma, e aí acabamos sucumbindo. É o primeiro descenso da minha carreira, agora é levantar a cabeça e seguir outro desafio – finalizou o treinador.
O rebaixamento marcou o primeiro descenso do Primavera em quatro anos e também o primeiro da carreira de Gelson Conte, aos 57 anos. Nesta temporada, o técnico trabalhou com sete atletas remanescentes do elenco campeão de 2025 e seguirá para um novo desafio no futebol gaúcho, acompanhado dos auxiliares Jeferson Câmara e Junior Peranzoni.
Estreia na Copa do Brasil
O Primavera volta a campo no dia 19 de fevereiro, às 19h, no Cerradão, contra o Bragantino do Pará, pela primeira fase da Copa do Brasil.
Fonte GE Esportes