Uma das possibilidades de “punição pedagógica” empregada pela Comissão de Ética da Assembleia Legislativa referente a investigação da suposta quebra de decoro do deputado estadual Gilberto Cattani (PL) é a suspensão temporária de seu mandato. A informação foi levantada pela deputada Janaina Riva (MDB) em entrevista à jornalistas.
Pouco antes do início da audiência pública que debateu o projeto Transporte Zero nesta segunda-feira (12) na Casa Leis, a deputada comentou à imprensa como deverá funcionar os procedimentos da Comissão de Ética nos próximos dias. Janaina, assim como outros membros da C.E, revelou que uma possível “cassação” é mais difícil, quase em última possibilidade, sendo mais provável uma suspensão temporária de Gilberto.
“Existe a suspensão de mandato, se eu adiantar é um pré-julgamento. Mas o que é previsível uma suspensão do mandato, para cassação, eu acho essa medida drástica. Mas ela não é determinada pela Comissão. Hoje vejo que uma tendência maior é essa suspensão de mandato”, disse Janaina.
A parlamentar afirmou que ainda não existem datas firmadas para a primeira reunião que iniciará a investigação da cassação de Gilberto Cattani, já que a Comissão terminou de ser concluída nesta segunda-feira (12) com a volta do presidente da ALMT, Eduardo Botelho (UB).
A Comissão de Ética investigará em reuniões uma suposta quebra de decoro parlamentar praticada pelo deputado Gilberto Cattani (PL) ao comparar mulheres com vacas de sua propriedade rural em dois momentos. Um deles durante a abertura da frente parlamentar de Combate ao Aborto na Assembleia Legislativa, e depois, em um vídeo no Instagram onde aparece pedindo desculpas à vacas por compará-las com feministas.
O pedido de formação da Comissão de Ética foi anunciado pela deputada Janaina Riva, ainda em maio, enquanto estava como presidente em exercício. Janaina anunciou o encaminhamento para a formação da Comissão e determinou que os cinco blocos parlamentares da atual legislatura indiquem seus representantes.
Os membros da Comissão são: Janaina Riva (MDB), Wilson Santos (PSD), Max Russi (PSB), Júlio Campos (UB) e Elizeu Nascimento (PL). Como suplentes ficaram os deputados:
Doutor João (MDB), Doutor Eugênio (PSB), Paulo Araújo (PP), Diego Guimarães (Republicanos) e Cláudio Ferreira (PTB).
Fonte: Isso É Notícia