O presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira (27) que o “principal passo” na relação entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump foi dado na reunião entre os dois chefes de Estado neste domingo (26) na Malásia.
Durante entrevista em Brasília, Alckmin, que também chefia o ministério responsável pela política comercial do Brasil, disse que a prioridade, após a aproximação de Lula e Trump, é a retirada da tarifa extra de 40% sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos.
“Importantíssima aproximação política do presidente Lula e do presidente Trump, que abriram as portas do entendimento. Agora é avançar nas questões técnicas, questões tributárias, não tributárias, oportunidades de investimento no Brasil e nos Estados Unidos, complementariedade econômica”, declarou Alckmin.
O ministro da Indústria afirmou que a sobretaxa de 40% atinge diferentes setores produtivos e o agronegócio. “Essa é a prioridade: reduzir essa alíquota para esse setor mais atingido. O mais rápido possível”, emendou.
Fonte G1 Brasília